De acordo com a IN 945, a versão 1.0 da DIPJ atende somente as empresas optantes pelo Lucro Presumido ou Arbitrado.

Deve ser liberada em breve uma versão que atendam as empresas optantes pelo Lucro Real.

Exibições: 250

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Na pesquisa que estamos realizando pela IOB desde 05/jun a respeito do SPED, acrescentamos a pergunta “Sua empresa conta com prorrogação do prazo para entrega da DIPJ?”. Até agora a pouco, das 154 respostas, 75 acreditavam em prorrogação, ou seja, 49% acabaram acertando!
O Maior problema é que realmente vai ser prorrogado, porem e RFB poderia ser mais clara, divulgar pelo menos uma noticia, uma nota no site sobre o assunto.

Hoje estamos acreditando em uma informação que não é totalmente confiável. Nada nos garante que segunda-feira seja lançada uma nova versão da DIPJ com os mesmos prazos dos anos passados.


Jose Adriano Pinto disse:
Na pesquisa que estamos realizando pela IOB desde 05/jun a respeito do SPED, acrescentamos a pergunta “Sua empresa conta com prorrogação do prazo para entrega da DIPJ?”. Até agora a pouco, das 154 respostas, 75 acreditavam em prorrogação, ou seja, 49% acabaram acertando!
Informação do próprio site da RFB:


ATENÇÃO: Este programa aplica-se às pessoas jurídicas que foram tributadas com base no lucro presumido, lucro arbitrado ou ambos, e também para as que durante o ano-calendário de 2009 foram extintas, cindidas (parcial ou totalmente), fusionadas ou incorporadas. Esta versão do programa DIPJ 2009 (1.0) também deve ser utilizada pelas pessoas jurídicas qualificadas como PJ em Geral, inclusive pelas Corretoras Autônomas de Seguros, bem como por outras qualificações que tenham adotado estas formas de tributação. A partir de 2008, as Corretoras Autônomas de Seguros são tratadas como PJ em Geral, devendo observar o prazo de 30 de junho no caso de optarem pelo Lucro Presumido.

Oportunamente será disponibilizada nova versão do PGD com tributação com base no lucro real, ou forma de tributação mista que contenha lucro real, e também para Entidades Imunes e Isentas, com novo prazo de entrega a ser fixado quando da aprovação do programa.
São Paulo, sábado, 13 de junho de 2009

PRAZO PARA ENTREGAR DECLARAÇÃO É PRORROGADO

A Receita Federal vai prorrogar o prazo para que as empresas tributadas pelo lucro real entreguem a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica deste ano. A prorrogação ocorrerá porque o programa gerador da DIPJ ainda não está pronto. Isso deverá ocorrer até o final deste mês, segundo a assessoria de imprensa da Receita. A partir do dia em que o programa estiver disponível no site da Receita, as empresas terão 30 dias para fazer a entrega da declaração.

fonte: Folha de SP

Matéria do Estadão postada no blog: http://japs-sped.ning.com/profiles/blogs/dipj-programa-de-ir-para
Contabilistas esperam que entrega da DIPJ seja prorrogada para 30 de julho

Entidades representativas dos contadores estão cada vez mais confiantes de que a Receita Federal vai adiar, por pelo menos um mês, o prazo de entrega da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). Desde 1996, as instruções normativas expedidas pela Receita consolidaram o dia 30 de junho como o último prazo para a entrega da declaração. Neste ano, entidades como Fenacon (Federação Nacional dos Contabilistas) e conselhos regionais de contabilidade pedem e esperam que a data deva ser fixada para o fim de julho.

Até agora, a Receita não colocou à disposição dos contribuintes a versão do programa para o preenchimento da DIPJ das pessoas jurídicas optantes pelo lucro real. O órgão não tem previsão de quando deverá publicá-la, nem se pronuncia sobre a possibilidade de prorrogação.

Por enquanto, a Receita divulgou apenas a versão 1.0 do programa, aplicado somente às pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, lucro arbitrado ou ambos. A versão 1.0 também deve ser aplicada às pessoas jurídicas que durante o ano-calendário de 2009 foram extintas, cindidas parcialmente, cindidas totalmente, fusionadas ou incorporadas.

A demora na divulgação do programa completo trouxe preocupação aos departamentos tributários das companhias. Os contadores reclamam também do prazo dado para a declaração das empresas que optam pelo lucro presumido e das que se valem do regime do lucro arbitrado. O programa para essa declaração só foi divulgado na página da Receita na internet no início de junho.

De acordo com os representantes dos contadores, o prazo de 30 dias é muito curto para apresentação dessa declaração, considerando o grande número de empresas que devem cumprir a obrigação, bem como a enorme quantidade de informações econômicas e fiscais que devem ser incluídas no programa. Eles querem que a administração tributária prorrogue o tempo do cumprimento da obrigação por mais um mês, pelo menos.

http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=58300&utm...ção%20da%20DIPJ%20para%20julho&utm_campaign=FinancialWebNewsletter
Nova Versão DIPJ PRESUMIDO.

Versão 1.1 substitui a 1.0.

Segue transcrição do site da RFB.

Disponível nova versão do PGD da DIPJ 2009 Está disponível versão 1.1 do PGD da DIPJ 2009, com a retirada de mensagens de erros que impediam a gravação da declaração para entrega à RFB, quando o declarante selecionava a opção "Inclusão no Simples".

As mensagens de erro retiradas são:

a - “Não informado se a Pessoa Jurídica está sujeita à alíquota da CSLL de 15%”; e b - “Não informado se a Pessoa Jurídica é optante pelo RTT – Regime Tributário de Transição, previsto na MP 449/2009”. A partir de agora a recepção das declarações geradas na versão 1.0 estão bloqueadas. Só será possível entregar declarações geradas na versão 1.1.

Link: http://www.receita.gov.br/Principal/Informacoes/InfoDeclara/PgdDipj...

Att.

Marcio Rozão

http://japs-sped.ning.com/profiles/blogs/nova-versao-dipj-presumido
QUINTA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2009

SESCON-SP INSISTE EM 60 DIAS ÚTEIS PARA A ENTREGA DA DIPJ

No início da semana, a Receita Federal do Brasil informou que as empresas do Lucro Real terão 30 dias, a partir da disponibilização do programa gerador da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, para entregar o documento.

No entanto, o SESCON-SP continua a insistir no prazo de 60 dias úteis para o cumprimento da obrigação. "O período de entrega não pode ser encurtado devido a um problema operacional da Receita, que demorou na finalização dos sistemas este ano", argumenta o presidente do Sindicato, José Maria Chapina Alcazar.

O empresário contábil explica ainda que, até o ano passado, o programa gerador era único para todos os contribuintes. Em 2009, porém, a ferramenta colocada à disposição do contribuinte no início deste mês contempla somente as empresas do Lucro Presumido e do Lucro Arbitrado, enquanto uma outra vem sendo desenvolvida para as optantes pelo Lucro Real. "Nos anos anteriores, já em meados de maio as empresas podiam fazer as adaptações em seus softwares e transmitir a declaração. Portanto, queremos a prorrogação do prazo para ambos os casos", destaca o empresário contábil, lembrando que neste ano há novos complicadores para o preenchimento da declaração, como as linhas relativas ao recém-instituído Regime Tributário de Transição.

A data-limite para a entrega da DIPJ 2009 foi fixada em 30 de junho e, até o momento, a Receita não se pronunciou sobre a possibilidade de prorrogação. Sobre o programa gerador das empresas do Lucro Real, a instituição informa que ele deverá ser disponibilizado no início do próximo mês.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SESCON-SP
Ato Declaratório Executivo COTEC nº 5, de 18.06.2009 – DOU 1 19.06.2009, p. 40 Aprova a versão 1.1 do PGD DIPJ 2009.
Na versão 1.1 foram retiradas mensagens de erros que impediam a gravação da declaração para entrega à RFB, quando o declarante selecionava a opção "Inclusão no Simples".

As mensagens de erro retiradas são:

a - “Não informado se a Pessoa Jurídica está sujeita à alíquota da CSLL de 15%”; e
b - “Não informado se a Pessoa Jurídica é optante pelo RTT – Regime Tributário de Transição, previsto na MP 449/2009”.

A partir de agora a recepção das declarações geradas na versão 1.0 estão bloqueadas. Só será possível entregar declarações geradas na versão 1.1.

A nova versão (1.1) não contempla ainda as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real e para as Entidades Imunes e Isentas do IRPJ. Estas terão novo prazo de entrega a ser fixado quando da aprovação do programa.

fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2009/Default.htm
Receita pode anunciar prorrogação da DIPJ nesta sexta
Veja no blog: http://www.sped.blog.br/profiles/blogs/receita-pode-anunciar

RSS

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço