Tenho me deparado diariamente com casos de insatisfação por parte do Gerente responsável do projeto SPED quanto aos fornecedores, e após uma rápida conversa descubro que este, contratou uma emrpesa de I.T para ajudá-lo em um mapeamento que envolve questões contábeis e/ou fiscais ou mesmo empresas de consultoria tributária imaginando que estes irão auxiliá-los na geração ou extração dos dados do seu ERP.
Gostaria de compartilhar com vocês a seguinte impressão/dúvida:
As empresas estão contratando fornecedores errados ou estão comprando gato por lebre nestes casos?
Danilo,
Neste caso, podemos partir de dois pontos de Vista:
1º) Empresas de I.T : Não tem em seu escopo de trabalho foco na adequação dos campos a serem gerados de acordo com perfil da cada contribuinte em relação a Legislação, seu objetivo maior é Gerar as informações de acordo com dados fornecidos pelos seus clientes, em suma, não tem o foco em Legislação.
2°) Empresas de consultoria Tributária: Com relação as empresas de consultoria tributária, normalmente ocorre a situação oposta, devido o grande foco em legislação, questões técnicas podem ser deixadas de lado, o que pode incorrer em geração errada de arquivos, por exemplo: Erros estruturais de arquivos magnéticos.
A situação perfeita seria um junção destas duas vertentes.
A contratação, ERP deve seguir criterios bem rigorosos, e devem ser levados em conta tanto a nescessidade de I.T como suas nescessidades em ERP e para ficar mais perfeito em CRM tambem.
Por essa razão acho uma tarefa muito dificil, fazer essa contratação sabemos que existe muitos ofertas de ERP mais encaixar a tecnologia na empresa não e muito facil. Mais a saida para que funcione sera um trabalho de empenho de uma equipe, onde tera que ter proficionais de toda areas e que eles se comuniquem muito bem. para descobrir as nescessidades, defeitos, objetivos, e um dando suporte para o outro funcionar
MAXIMINO BARCELOS RIBEIRO
Não podemos crucificar TI por um escopo mal elaborado de projeto. Quando se contrata tem que existir no objeto da redação o que esta sendo comercializado.
Existem N consultorias vendendo "ajuda" em formato de: levantamento DE/PARA, diagnostivo SPED, analise de aderencia, etc etc etc.
Na hora de gerar o arquivo o correto no meu ponto de vista é buscar alguem com o know-how que o Henrique citou e as melhores referencias são as software houses fiscais onde os valores de projeto e escopo das aplicações variam absurdamente.
Outro ponto: seja qual for a empresa (servico, software house fiscal. empresa de auditoria) um SLA é indispensável para não aparecerem surpresas de ultima hora, além do maior controle homem/hora no projeto.