2010, o ano já começou... pelo menos para o SPED

By Roberto Dias Duarte

2006, 2007: esquentando os motores...

Em 14/9/2006 a primeira NF-e foi emitida no Brasil pela Empresa Dimed e autorizada pela SEFAZ do RS. O feito histórico está registrado no DANFE disponível no próprio site da SEFAZ/RS em: DANFE_DIMED_1.pdf

No mês de março de 2007 as empresas participantes do projeto piloto já emitiam 101mil notas fiscais eletrônicas por mês.

2008: NF-e rumo à massificação...

Abril foi o início da obrigatoriedade de emissão NF-e para 5 setores econômicos. Neste mês foram autorizadas nada menos que 3.535.972 NF-e's.

Dezembro, final de do ano de 2008, mais 9 setores econômicos entram na obrigatoriedade de emissão de NF-e. Neste mês foram autorizadas 20.916.000 NF-e's.

O ano de 2009: 365.313.244 de NF-e's e 541.403 CT-e's...

Em 02 de março de 2009, o projeto Conhecimento de Transporte Eletrônic0 (CT-e) foi implantado no ambiente de produção, sendo que duas empresas credenciadas no Estado do Rio Grande do Sul foram pioneiras na emissão deste documento com validade jurídica e fiscal em todo o território nacional. Os dois Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE) podem ser visualizados em:

CTeRS_DACTE_Mercurio1.pdf e CTECTeRS_DACTE_TA1_Assinado.pdf.

Outros fatos foram marcantes em 2009:

i) Abril/2009: Início da obrigatoriedade de emissão NF-e para mais 25 setores econômicos. Neste mês foram autorizadas aproximadamente 25 milhões NF-e's.

ii) Junho/2009: Data final para entrega do SPED Contábil (ECD) relativa ao exercício de 2008. 87% das empresas, de um total aproximado de 8.200, cumpriram o prazo.

iii) Em 15 de julho de 2009, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o Protocolo ICMS nº 66 que institui o Sistema de Inteligência Fiscal (SIF), fundamentado no processo de geração de conhecimento fiscal através de habilidades humanas. Conforme definição do Protocolo: “A atividade de Inteligência Fiscal divide-se em dois ramos: a Inteligência, que visa precipuamente produzir o conhecimento; e a Contra-inteligência, que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar ações adversas que ameacem a salvaguarda dos dados, conhecimentos, áreas e instalações, pessoas e meios de interesse da Unidade de Inteligência Fiscal.”

iv) Setembro/2009: Início da obrigatoriedade de emissão NF-e para mais 54 setores econômicos. A média mensal de documentos autorizados pelas Secretarias de Fazenda, considerando o período entre abril e agosto de 2009 foi de 41 milhões de NF-e's.

Hoje já temos 365.313.244 de NF-e's e 541.403 CT-e's autorizados pelas autoridades fiscais em nosso país.

No próximo dia 30 de Setembro, teremos a data final para cerca de 15 mil empresas transmitirem seus arquivos do SPED Fiscal, encerrando o primeiro desafio da Escrituração Fiscal Digital.

O mínimo que podemos esperar para 2010...

Por outro lado, o ano de 2010 já começou. Pelo menos para o SPED.

A nota fiscal eletrônica será adotada por toda indústria e comércio atacadista. Alguns Estados já estão considerando incluir produtores rurais na obrigatoriedade de emissão deste tipo de documento fiscal. Enfim, tudo indica que o até o inicio de 2011, nota fiscal em papel será coisa do passado.

As empresas que têm o regime tributário baseado em Lucro Real já estão obrigadas a entregar o SPED Contábil relativo ao exercício de 2009 em junho de 2010. Além disto, A Susep colocou em audiência pública a minuta de circular segundo a qual as seguradoras, resseguradoras, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência complementar, relativamente aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, ficam obrigadas a enviar sua escrituração mercantil, em versão digital, ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), sem prejuízo das demais informações que prestam em conformidade com a legislação.

Há uma tendência de massificação do SPED Fiscal para o próximo ano para todos os contribuintes de ICMS, excetuando-se os optantes pelo Simples Nacional.

Como se não bastasse, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda de todos os estados brasileiros assinaram um acordo de cooperação, no dia 31/8/2009, para a criação do Brasil-ID: Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias.

Conforme o MCT, “o projeto visa estabelecer um padrão único de Identificação por Radiofreqüência a ser utilizado em qualquer tipo de produto em circulação pelo país. Também prevê a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade de todo tipo de mercadoria que poderá ser desenvolvido pelos setores público e privado em atendimento às necessidades do mercado.”


Acabou? Não... só começou... A Secretaria da Fazenda paulista vai criar o DEC (Domicílio Eletrônico do Contribuinte), um e-mail para se comunicar com as empresas, fazer notificações e até autuar. Em dois anos, o governo paulista pretende fornecer esse endereço eletrônico a todas as empresas do Estado de São Paulo.

"Não dá mais para mandar um fiscal para cada contribuinte que mostra inconsistência nas informações para o fisco. A ideia é aperfeiçoar a lei do ICMS para poder agir por meio eletrônico. Estamos atentos à modernização tecnológica para combater a sonegação fiscal", afirma Mauro Ricardo Costa, secretário da Fazenda paulista, em entrevista para o jornal Folha de São Paulo.

Enquanto isso, em minhas viagens pelo Brasil, milhares de empresários me perguntam: Será que o SPED vai pegar?

Minha resposta é sempre a mesma:

“Não! SPED não é vírus da gripe suína. É a uma longa jornada das autoridades fiscais rumo à Era do Conhecimento... você já começou a sua?”

http://www.financialweb.com.br/blogs/blog.asp?cod=112

Exibições: 561

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de José Adriano em 11 fevereiro 2010 às 15:11
Comentário de José Adriano em 11 janeiro 2010 às 7:19
Comentário de José Adriano em 8 dezembro 2009 às 10:12
Comentário de José Adriano em 25 setembro 2009 às 19:26
Comentário de José Adriano em 12 setembro 2009 às 15:23
Excelente texto do Prof. Roberto! Abraços.

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço