Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Sem dúvidas muitos!
Tomando como base a PJ Geral:
Comecemos pela ECD, a partir desse arquivo é possível identificar toda a base de informações contidas na DIPJ, ou seja, diversas FICHAS absolutamente na íntegra.
Para se ter uma idéia, entre essas 2 declarações, é possível se apurar por ângulos distintos, até 3 vezes o mesmo Balanço, isso significa que, eles deveriam apresentar convergência e não divergência.
Infelizmente esse é só o início, de um efeito dominó, pois a EDC também possibilita cruzamentos INTERNOS de DIPJ, em outras palavras, a partir dos lançamentos contábeis, são identificados valores apontados nas FICHAS principais e que devem refletir em Linhas de Outras FICHAS.
Outro ponto a se levar em consideração são as FICHAS de CÁLCULO da DACON, que estão refletidas em linhas da DIPJ, e podem ser extraídas da ECD, temos ai 3 fontes para a mesma informação. Já a outra ponta da DACON (FICHAS de CRÉDITO), têm sua composição de forma analítica na EFD-PisCofins.
Em fim, são 5 obrigações com informações “linkadas” entre si !
Agora você deve estar se perguntando…. OK. como se ajusta isso?
Para a ASIS PROJETOS, os pontos a se avaliar primeiro são:
1) A empresa precisa ter a ciência exata, do que de fato, está informado na ECD. Essa não é uma tarefa tão simples, o caminho mais prático aqui, é buscar ajuda especializada para isso.
2) Uma vez conhecido o território (através de vários relatórios gerados a partir da ECD) avalie se houve um correto e COMPLETO relacionamento entre Plano de Contas de Empresa e Plano de Contas Referencial.
Lembre-se!! Essa responsabilidade é da Empresa. O PVA não tem como objetivo descer a esse nível de avaliação!
3) Como o informante tratou a questão de informar ou não informar os centros de custos, é preciso se avaliar caso a caso, pois esse é um ponto de extrema importância e impacto na composição das análises da ECD.
4) Verificar através desse confronto de dados, se as informações que vem sendo usadas (DIPJ, Balanços, Dacon) não são a verdadeira causa das incoerências.
Dica: Uma vez verificados os pontos 1,2 e 3, dificilmente o erro/inconsistência estará na sua ECD, é muito provável que o problema esteja nas informações e controles internos da empresa. Moral da estória: Apesar de tudo, se você olhar por um lado mais positivo, tratando o assunto como se deve, vai acabar chegando a conclusão de que o SPED, pode ser um grande aliado para te ajudar a identificar a saúde e corrigir seus processos, se for o caso!!
Por Catia Silva
http://www.spednews.com.br/03/2011/a-dipj-se-aproxima-quais-sao-os-...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano