A Sociedade já está começando a perceber os benefícios (Entrevista c/Márcio Tonelli, Supervisor Técnico do SPED Contábil)

setembro 1, 2009

Muitos já perceberam os ganhos provenientes da implantação do SPED. De acordo com Márcio Tonelli, Supervisor Técnico do SPED Contábil, basta verificar o porte e interesse das empresas que participam, como piloto, do projeto. “Para se ter uma ideia, o maior livro contábil digital recebido, se impresso, geraria 5.400 livros em papel. E esse livro se refere a apenas um mês”.

Confira na sequência a entrevista completa.

CertiNews – Como você avalia as mudanças promovidas pelo SPED até então?

Márcio Tonelli – Para se ter uma ideia da avaliação do projeto, entre os dezenvove que são considerados prioritários pela Receita Federal do Brasil, o SPED ocupa o topo da lista.

CertiNews – O cronograma e a adesão estão atendendo às expectativas?

Márcio Tonelli – É importante que o cronograma atenda não somente às expectativas do FISCO. Ele tem sido acordado com as empresas e amplamente discutido com a comunidade. Isso não representa, entretanto, que o FISCO vai abrir mão de suas prerrogativas. Buscam-se prazos factíveis.

CertiNews – Qual é a percepção sobre a receptividade das empresas em relação às mudanças?

Márcio Tonelli – Muito se falou em prorrogação do prazo para a apresentação do SPED Contábil. Pelos nossos levantamentos, cerca de 87% das empresas cumpriram a obrigação. A IOB também fez um levantamento e chegou ao número de 82%. A divergência dos números deve-se, provavelmente, ao fato de incluirmos em nossa estimativa os contribuintes que apresentaram a ECD voluntariamente.

CertiNews – Quais são os impactos já percebidos?

Márcio Tonelli – Em decorrência principalmente da NF-e, já foi constatado um aumento de arrecadação em alguns setores, mesmo nesse cenário de crise financeira mundial.

CertiNews – Quais são os próximos passos?

Márcio Tonelli – Temos ainda alguns desafios: colocar em produção o livro digital do FCONT (Regime Tributário de Transição da Lei 11.638/07), criar o E-LALUR, finalizar a construção da ferramenta que possibilitará o download das informações contábeis (tanto para o FISCO quanto para os titulares da escrituração) e, principalmente, ampliar a eliminação de obrigações acessórias.

Está em estudo a disponibilização dos ‘dados agregados’ (saldos mensais consolidados e demonstrações contábeis). Pela proposta, o acesso será feito no padrão do E-CAC e, portanto, será possível a utilização de procuração eletrônica. As empresas que participam de licitações poderão, por exemplo, permitir que o licitante acesse a informação diretamente no SPED. Isso elimina a burocracia para a empresa e dá segurança de origem da informação para ambas as partes envolvidas.

CertiNews – Finalmente, como e quando a sociedade poderá começar a perceber os ganhos provenientes da implantação do SPED?

Márcio Tonelli – Muitos já perceberam e o fizeram antes mesmo do SPED entrar em operação. Basta verificar o porte e interesse das empresas que participam, como piloto, do projeto. Para se ter uma ideia, o maior livro contábil digital recebido, se impresso, geraria 5.400 livros em papel. E esse livro se refere a apenas um mês.

fonte: http://www.certisign.com.br/certinews/sped-os-pontos-determinantes-os-principais-empecilhos-e-o-andamento-do-processo-sob-o-ponto-de-vista-de-especialistas/a-sociedade-ja-esta-comecando-a-perceber-os-beneficios

http://www.robertodiasduarte.com.br/

Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço