08 de agosto de 2010
Fonte: Portal Amazônia, com informações da Sefaz
MANAUS - A adesão de mais 1.941 empresas até 1º de outubro à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai ajudar a aumentar a arrecadação do Amazonas este ano, de acordo com o secretário estadual de Fazenda, Isper Abrahim. Isso porque, segundo ele, o Estado vai passar a ater maior controle sobre as transações comerciais, ocasionando o aumento na arrecadação de impostos.
As Notas Fiscais Eletrônicas já representam 70% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Prestação de Serviços (ICMS), com expectativa de atingir 80% até o fim do ano. Até o início de agosto, as 16 milhões de NF-e emitidas no Estado movimentaram R$ 219 bilhões em operações.
Atualmente no Amazonas, 1.922 empresas já emitem NF-e, sendo a grande maioria do Polo Industrial de Manaus (PIM). As empresas começaram a aderir em abril de 2008. Até outubro, serão obrigados a aderir à Nota Fiscal Eletrônica todas as empresas de atividades industriais, atacadistas e de representação comercial.
Investimento
Até 1º de dezembro, será a vez das empresas com atividades de vendas para órgãos públicos, operações de comércio exterior e interestaduais.
- A Nota Fiscal Eletrônica representa uma grande economia para a empresa, que vai abolir os talonários e passar a fazer tudo de forma digital. O investimento é baixo e quem não se adequar corre o risco de ter a nota fiscal em papel considerada inidônea e estará sujeito a apreensão da mercadoria. Também nos permite ter um maior controle sobre as atividades econômicas no Estado, afirmou Isper.
A estimativa do secretário é que o Amazonas supere os 25% de aumento na arrecadação em 2010 em relação ao ano passado e a NF-e colabora para esse crescimento. (JK)
http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=1...
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano