Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
O primeiro ano de operação da Nota Fiscal de ConsumidorEletrônica (NFC-e) obteve a adesão de 600 estabelecimentos voluntários, que emitiram meio milhão de notas, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Todos os estabelecimentos estarão obrigados até janeiro de 2015.
De acordo com o órgão, a expectativa é que a partir de março, a emissão do documento eletrônico deverá expandir para outros tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços, como supermercados, lojas de departamento, bares e restaurantes.
A emissão da nota permite um ambiente de negócios mais inovador, com menos burocracia para o cumprimento das obrigações tributárias e a formalização das empresas.
Em março, começa o cronograma de obrigatoriedade no Amazonas e a meta é implantar a NFC-e Conjugada, com a emissão do tributo incidente sobre as operações cobertas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de âmbito estadual e o Imposto Sobre Serviços, de responsabilidade do município.
O consumidor também poderá ter acesso ao documento eletrônico que, este ano, deverá ser emitido por tablets e smartphones, com soluções online rodando em nuvem na internet. Em outubro de 2013, o órgão começou a disponibiliar o acesso à (NFC-e por meio do número do CPF do consumidor, ou pelocertificado digital, documento utilizado por profissionais liberais e servidores públicos, entre outros.
Para ter acesso ao extrato das notas, basta o consumidor acessar a seção ‘Consulte sua Nota’ do Portal Estadual da NFC-e (nfce.sefaz.am.gov.br) e efetivar um breve cadastro. Ao finalizar a operação, uma senha é enviada para o e-mail.
Após fazer o login com o CPF e senha, o consumidor tem acesso à relação e aos detalhes completos de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas em seu nome. O sistema também permite a impressão do documento. Dessa forma, o consumidor não precisa mais guardar as notas em papel, nem solicitar segunda via ao estabelecimento comercial. As informações estarão disponíveis a qualquer momento.
A Sefaz informou, ainda, que o sistema será estendido para os municípios, o que permitirá o uso do padrão NFC-e por prestadores de serviço em todo o Estado.
O sistema começou com os testes em março de 2013, na loja Casa das Correias, que juntamente com o supermercado Atack, e as lojas Mirai, Comepi e Grupo SB começaram o projeto piloto do projeto de virtualização da emissão da nota.
FONTE: http://www.d24am.com/
http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/nota-fiscal-eletronic...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano