Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas voltou a exigir nas notas fiscais de vendas no varejo para o consumidor final o selo fiscal a partir do dia 1º de junho. A medida tem como objetivo estimular da Nota Fiscal a Consumidor Eletrônica, NFC-e e combater fraudes.
Há cerca de cinco anos, a Sefaz dispensou o uso do selo fiscal para os documento que são utilizados nas operações de ‘balcão’ porque os técnicos fazendários projetavam que o documento em papel se tornaria obsoleto com a utilização do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), desaparecendo espontaneamente do mercado.
No entanto, após denúncias de que algumas empresas estariam emitindo vários talonários com a mesma numeração, recolhendo o imposto apenas sobre a nota original e sonegando o tributo declarado nas cópias, a SEFAZ/AM adotou providências enérgicas para impedir a irregularidade que lesa os cofres públicos.
Além de exigir que todos os talonários de nota fiscal de venda para o consumidor, modelo 2, emitidos em gráficas sejam apresentados ao Departamento de Informações Econômico Fiscais (Deinf), também aumentou o valor do selo. Anteriormente, o bloco com 50 notas fiscais tinham o custo de R$ 4,00. A partir do último sábado, a secretaria passou a cobrar R$ 20,00.
O secretário executivo da receita, Jorge Jatahy, declarou que a medida faz parte de ações da SEFAZ/AM para impedir a sonegação e a concorrência desleal, que prejudica o contribuinte que cumpre as obrigações com o fisco e a sociedade, que deixa de receber serviços de qualidade por falta de recursos. “Nos próximos dias, estaremos publicando uma resolução para que os contribuintes que ainda possuam talonários sem selo, procurem a secretaria para autenticar o documento. Quem não adotar o procedimento, estará irregular e passível de penalidade. Acreditamos que assim impediremos a fraude e garantiremos o bom nível de arrecadação para que o governador Omar Aziz possa continuar os investimentos”, finalizou o secretário.
NOTA FISCAL A CONSUMIDOR ELETRÔNICA
A NFC-e é um documento fiscal eletrônico que deve substituir os atuais cupons emitidos por ECF (Emissores de Cupom Fiscal) nos próximos 3 anos. Entre as vantagens destacam-se a emissão e o armazenamento eletrônico (fim dos arquivos em papel) e a redução do custo operacional, em virtude de não ser necessária a aquisição de máquinas, impressoras e softwares especiais.
O projeto começará a ser implantado, em caráter definitivo, no segundo semestre de 2013. Em breve, a Sefaz/Am publicará resolução contendo o calendário de obrigatoriedade.
Fonte: SEFAZ Amazonas.
http://mauronegruni.com.br/2013/06/04/am-sefaz-amazonas-volta-a-exi...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano