Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Nesta quinta-feira à noite, 8 de agosto, foi emitida, no Amazonas, a primeira Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, NFC-e, no segmento de bares e restaurantes do país. O San Fusion Food, localizado na rua Amapá, nº 4, no bairro Nossa Senhora das Graças, especializado em comida asiática será o estabelecimento pioneiro a operar com o novo documento eletrônico que regulamenta as operações fiscais do varejo.
O restaurante , apesar de ser relativamente novo na praça, - iniciou as atividades em janeiro passado -, optou por uma reforma completa no sistema de atendimento a fim de facilitar a escolha dos clientes, reduzir tanto o tempo de espera dos pratos quanto do fechamento da conta e assim garantir a satisfação dos freqüentadores e aumentar a rotatividade dos fregueses. "Criamos um cardápio digital armazenado num iPad que fica em cima das mesas.
O cliente além de conhecer os ingredientes e preços também visualiza a foto do prato. Ao fazer o pedido, os dados são repassados direto para a cozinha. Se houver algum tipo de demanda que exija a presença dos garçons, eles estão a postos. Com smart phones, eles aceleraram o serviço. O sistema de gestão, no entanto não estaria completo sem um mecanismo fiscal tecnológico compatível", esclareceu o gerente comercial Leonardo Mene da DR2 Mobile, empresa que desenvolveu o sistema. Assim que o prato é despachado, acontece a baixa automática no estoque. Ao fechar a conta, o funcionário do caixa emite a NFC-e num iPad e o documento auxiliar numa impressora comum. Se o cliente preferir, pode receber a informação por e-mail, SMS ou salvar o QR Code, código bidimensional, da conta e depois consultá-la na página da secretaria: www.sefaz.am.gov.br. "Antes as operações eram realizadas em blocos de notas fiscais em papel. Havia grande perda de tempo com as etapas seguintes. O proprietário não tinha controle pleno.
Agora, ao emitir a NFC-e, o faturamento fica registrado e as operações executadas são armazenadas na secretaria de fazenda, facilitando a escrituração, posterior, dos livros fiscais assim como o recolhimento dos tributos", explicou Leonardo. A efetividade da NFC-e e a redução significativa dos custos operacionais em virtude do sistema não exigir altos investimentos com aquisição de equipamentos específicos é a nova tendência de registro, que deve substituir, até o final de 2014, o Emissor de Cupom Fiscal, ECF e a nota fiscal em papel, modelo D-2, no varejo amazonense.
Fonte: SEFAZ AM
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano