Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A primeira Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em produção, com validade jurídica, foi emitida em Minas Gerais no dia 18 de dezembro. A primeira empresa emissora foi a Lojas Americanas S/A. Desde então, o ambiente de produção da NFC-e já está disponibilizado para os estabelecimentos que participaram do projeto piloto no ambiente de homologação.
Em 14 de dezembro foi publicado o Decreto 47.562, que altera o Regulamento do ICMS (RICMS), com relação à NFC-e, modelo 65, tendo em vista o disposto no Ajuste Sinief 19, de 9 de dezembro de 2016.
Os novos estabelecimentos inscritos junto ao Cadastro de Contribuintes de Minas Gerais poderão se credenciar, a partir de 2 de janeiro de 2019, voluntariamente, como emissores de NFC-e, modelo 65.
Até que o módulo de credenciamento seja disponibilizado no SIARE, o contribuinte deverá encaminhar para o serviço de atendimento Fale Conosco da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) uma solicitação de credenciamento e para geração do Código de Segurança do Contribuinte (CSC). O CSC é disponibilizado pela SEF e de conhecimento exclusivo do contribuinte e da Secretaria, usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE-NFC-e, que deve ser cadastrado no programa emissor do contribuinte antes da primeira nota fiscal emitida.
Os demais contribuintes que tiverem interesse em se credenciar como voluntários somente poderão fazê-lo a partir de 4 de março de 2019.
A obrigatoriedade de emissão da NFC-e será definida por meio de resolução do secretário de Estado de Fazenda. Dentre as definições quanto à obrigatoriedade serão informados os prazos para substituição dos Emissores de Cupom Fiscal (ECF).
A estimativa da SEF é que a resolução do secretário de Fazenda seja publicada ainda em janeiro de 2019, com os critérios de obrigatoriedade e cronograma, previsto para início de julho de 2019.
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano