Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o Decreto 13.165 de 11/08/2011 que divulga a alteração 147 do RICMS-BA.
Dentre as diversas alterações, foi implantada a denegação para destinatário inapto, suspenso ou baixado nas operações internas no Estado da Bahia, a partir de outubro/2011.
A SEFAZ/BA está orientando as empresas emissoras de NF-e a realizarem uma atualização preventiva dos seus cadastros de clientes, no que concerne a pesquisa da sua situação no Cadastro do ICMS do Estado da Bahia. Com esta ação, serão evitadas operações destinadas a empresas nas condições citadas.
Esta medida alcança apenas as empresas localizadas no Estado da Bahia, já que, inicialmente, a DENEGAÇÃO só valerá nas operações internas. Posteriormente esta verificação será estendida às operações interestaduais.
A Sefaz/BA disponibiliza a consulta ao Cadastro do ICMS na sua página na Internet, no endereço http://www.sefaz.ba.gov.br/, link Inspetoria Eletrônica, Cadastro, Consulta, Cadastro BA.
Está disponível também a consulta ao Cadastro de ICMS através de Web Service. Com este recurso, o contribuinte pode integrar o seu sistema de cadastro de clientes ao sistema de cadastro de ICMS da Sefaz, possibilitando a realização de consultas de forma bastante simples para o usuário final. Este Web Services está disponível no endereço eletrônico https://nfe.sefaz.ba.gov.br/webservices/nfenw/CadConsultaCadastro2...., e as orientações para programação do seu uso estão definidas no Manual de Integração do Contribuinte, no Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br, link Documentos / Manuais / Manual de Integração do Contribuinte - versão 4.0.1 - NT2009.006).
Esta é uma tendência que passará a ocorrer nas demais Unidades Federadas.
Fonte: Sefaz/BA
Íntegra do Decreto: __www.fiscosoft.com.br_index.php_bfnew%3D1%26PID%3D254496.pdf
Comentar
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano