BC estuda dedução de crédito tributário de bancos do IR

O Banco Central está estudando mais uma norma para diminuir o poder de alavancagem dos bancos brasileiros, com a realização de ajustes no crédito tributário. A intenção é fazer com que todo o crédito tributário que exceder os 15% do capital mínimo do banco seja deduzido do Imposto de Renda.
"Isso aumenta a necessidade de capital para a instituição", disse o diretor de Política Monetária, Aldo Mendes. O estudo do BC faz parte da nova regulação do Acordo de Basileia 3 de capital mínimo, que será elaborado até 2013 pela Comissão da Basileia. As mudanças farão com que haja necessidade muito maior de capital para que as instituições financeiras possam se alavancar. "Ou o banco acaba com o crédito tributário ou ele põe mais dinheiro no capital", disse.
O diretor explicou que, no sistema de créditos tributários temporais brasileiro, a instituição financeira faz, em um ano, provisão para o crédito do ano seguinte. "Se o risco da operação piorar, a provisão aumenta. Cada vez que o banco faz uma provisão, é despesa na veia", disse. Atualmente, os bancos fazem provisão que não é dedutível do Imposto de Renda.

Fonte: O Globo

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço