Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
O calendário do SPED Fiscal tem programado uma importância mudança para empresas (principalmente indústrias) para 1º de janeiro de 2015. É que a partir desta data essas empresas estarão obrigadas a enviar o livro Registro de Controle da Produção e do Estoque por meio do Bloco K do SPED Fiscal.
Essa mudança terá grande impacto nas empresas, sendo que a obrigação é bastante complexa e trabalhos. Antes da nova obrigação a empresas já precisavam realizar esse envio, todavia isso não era uma prática dos empresários, já que o livro de Controle da Produção e de Estoque quase nunca era exigido. Agora esse quadro se altera, pois ao entrar no SPED Fiscal a fiscalização para essa obrigação será muito mais ativa.
Isso representa que essas empresas deverão cadastrar no Bloco K do SPED Fiscal, quais os produtos que tiver que ser utilizado para a fabricação de um produto, isto é, o consumo específico padronizado, além de perdas normais do processo produtivo e substituição de insumos para todos os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros.
Ainda há muitas dúvidas sobre esta questão, mas segundo análise da Confirp seriam obrigadas a cumprirem essa obrigação as indústrias e os atacadistas. “A confusão ainda é grande sobre o tema, todavia, temos um entendimento a partir do qual, vemos que as indústrias terão que realizar os registros de todas as peças envolvidas nos processos de fabricação dos produtos, mais além disso também há o entendimento de que os atacadistas terão que apresentar informações referentes a cada item de seus estoques”, alerta, José Luis Furtuoso de Jesus, gerente fiscal da Confirp Consultoria Contábil.
Entenda melhor
As legislações do ICMS (estadual) e a do IPI (federal) obrigam essas empresas a registrar, nos livros próprios, as ações que realizam. No livro Registro de Controle da Produção e do Estoque devem ser registradas às entradas e saídas, à produção e às quantidades relativas aos estoques de mercadorias.
O grande problema é a complexidade desse registro sendo que nele deve se registrar todas as operações, com uma folha para cada espécie, marca, tipo e modelo de mercadoria. Isso torna imprescindível para empresas uma ERP bem amplo que fornaça uma estrutura para registro dessas informações.
Assim, a Receita Federal terá registrada no Bloco k do SPED Fiscal, as quantidades produzidas e os insumos consumidos em cada material intermediário ou produto acabado, podendo através desta informação, projetar o estoque de matéria-prima e de produto acabado do contribuinte. Além disso, contará também com as informações de industrialização efetuada por terceiros e dados dos comércios.
Link: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,694895,Bloco_K_do_SPED_Fis...Fonte: Maxpress Net
http://www.contadores.cnt.br/portal/noticia.php?id=33864&Cat=1&...
Comentar
Bom dia:
Muito me tem preocupado essa obrigação de controle de produção e estoques.
Imaginem voces, ter que acompanhar todos os itens de uma máquina (de uma pequena empresa) que tenha100 peças cada produto, além de cada tamanho e cada modelos multiplicando essas peças podemos chegar por volta de 5.000 itens na produção, várias fases de parocessos, suas perdas, os reaproveitamentos, etc... acredito que teremos que ter mais gente controlando do que produzindo. Precisamos tomar providencias juntos as associações, nos unirmos para acabar com essa obrigações que ao meu ver vai prejudicar e onerar muito o custo das mercadorias, hoje já muito alto com oneração de imposto e burocracia em comparação com outros países. Porque tanta preocupação em controlar ou invez de produzir, incentivando compra de máquinas para aumentar a produção. Já estão tentando implantar esse controle ã vários anos e ninguém consegue controlar , agora querer impor com multas para intimidar os empresários, vamos trabalhar para poder trabalhar.
abraços
Fábio A.Mattioli
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano