Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
As relevantes alterações ocorridas nas áreas de auditoria, contabilidade e regras profissionais decorrentes do processo de convergência das normas internacionais para o ambiente local foram os temas comentados durante o encontro da Câmara de Auditores Independentes do Ibracon – Caind.
Considerados grandes desafios a serem enfrentados pelos profissionais da área de auditoria externa e, principalmente, para os auditores vinculados a firmas médias e pequenas, o assunto é foco de atenção dos associados do Instituto que lotaram o auditório.
Estes profissionais devem buscar alternativas para o processo de atualização, considerando o volume de materiais técnicos divulgados pelas entidades reguladoras.
O debate foi conduzido por Ernesto Rubens Gelbcke, membro da Coordenadoria Técnica do CPC- Comitê de Procedimentos Contábeis e Presidente e sócio da Directa Auditores.
Gelbcke comentou também sobre aspectos importantes para a gestão de firmas de auditoria referindo-se a forma e estruturação do quadro de profissionais, back-office, ferramentas de auditoria, vínculos internacionais, honorários profissionais, contratação e retenção de talentos, bem como incentivos para o crescimento dos profissionais na carreira. O palestrante ainda abordou a importância do treinamento interno e externo, avaliação de risco de clientes, e as questões ligadas a lucratividade utilizando taxas e valores compatíveis com o mercado, mas com cobertura de custos.
Gelbcke apresentou ainda um estudo sobre o mercado de auditoria independente no mundo e no Brasil.
Foi realizado um debate. Respondendo uma das questões, Gelbcke lembrou aos participantes do momento atual e da necessidade dos profissionais somarem esforços no sentido do crescimento das firmas pequenas por fusão ou acordo de interesses, permitindo assim responderem às demandas do mercado, redução de custos, treinamento, entre outros benefícios.
O Coordenador da Caind, Adelino Dias Pinho, complementou o encontro mostrando a atualização de normas relevantes que tem impacto sobre o trabalho dos auditores independentes e emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários, Conselho Federal de Contabilidade, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Banco Central, Superintendência de Segurso Privados e Ibracon.
A próxima reunião da Câmara de Auditores Independentes do Ibracon, que será sobre relatório de auditoria, será a última de 2010 e está agendada para semana de 13 a 17 de dezembro.
Fonte: Comunicação Ibracon
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano