Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A maior parte dos itens mais procurados para a data possui um percentual de impostos superior a 30%
A alegria de presentear e homenagear as pessoas que amamos não tem preço. No entanto, os presentes escolhidos podem custar muito caro, principalmente devido à carga tributária que incide em alguns produtos. Para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 11 de agosto, os impostos nos presentes podem chegar a 78%, conforme mostra um levantamento realizado pelo grupo Siqueira Castro Advogados, que analisou a carga tributária dos principais itens presenteados nesta data comemorativa.
Os itens coma maior carga tributária são os perfumes. Os importados têm 78% do preço composto por tributo, enquanto os nacionais têm 69%.
O maior percentual de impostos é referente aos perfumes importados (78%), mas os perfumes nacionais não ficam atrás, tendo 69% do seu preço composto por tributos. Em seguida, estão itens como vinho, cujo valor é formado por 55% de impostos, aparelho de MP3 (49%), DVD (44%), porta retrato (43%), cinto de couro (41%), mochila e aparelho de celular, ambos com uma carga tributária de 40%.
As peças de vestuário, que costumam ser as preferidas para presentear, também estão entre os produtos com o maior percentual de impostos embutido nos preços. Os filhos que decidirem presentear os pais com uma calça jeans, por exemplo, pagarão 39% só de impostos. Já os que optarem por outras peças, como uma gravata ou casaco de couro/moletom, terão de pagar 35% e 34,67%, respectivamente.
Nem mesmo os cartões utilizados pelos filhos para declarar amor aos pais estão isentos de uma pesada carga tributária. De acordo com o levantamento do grupo Siqueira Castro Advogados, aproximadamente 37% do preço de um cartão corresponde a impostos. Algumas formas de comemoração do Dia dos Pais também possuem um elevado percentual de tributos, como almoços em restaurantes (32%) e viagens (30%).
Reforma
Para o grupo Siqueira Castro Advogados, os números mostram uma necessidade urgente de reforma tributária. No Brasil, a carga tributária é de 35% do PIB. Isso significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o País produz.
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano