por FinancialWeb
22/12/2009
Empresa e representante da categoria dão declarações a respeito da posição do profissional
SÃO PAULO - A notícia “Contador corre risco de perder função, brinca Totvs”, publicada em 15 de dezembro último no FinancialWeb, gerou manifestos de profissionais da classe e do próprio presidente da companhia de softwares, Laércio Cosentino.
Leia, abaixo, o posicionamento de ambos os lados:
Entidades contábeis
A declaração do presidente da empresa de software Totvs, Laércio Cosentino, de que o contador não seria mais necessário com a evolução da tecnologia, foi veementemente rechaçada pelos representantes das Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo.
Em manifesto dirigido ao presidente da Totvs (reproduzido abaixo), os signatários lembram que os softwares produzidos pela empresa “foram criados graças às informações de contabilistas”.
Nós, em nome das Entidades Contábeis Congraçadas, que representam 117 mil Contabilistas e 18,5 mil empresas contábeis em atividade no Estado de São Paulo, repudiamos com veemência sua afirmação sobre o Contabilista estar se tornando dispensável com a evolução de novas ferramentas tecnológicas.
É lamentável que o senhor tenha esquecido que tais ferramentas foram criadas graças às informações de contabilistas aos profissionais de Tecnologia da Informação, que as elaboraram, e que seu sucesso só se concretizou porque foram adotadas pelos profissionais contábeis.
Nós, que honrosamente fazemos parte dos 417 mil contabilistas e das 74 mil empresas de serviços contábeis no Brasil, reafirmamos nossa confiança no trabalho dos profissionais, que, a partir da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade, mais uma vez, elevam nosso País a uma posição econômica de destaque junto às grandes nações.
Laércio Cosentino, presidente da Totvs
Na realidade, em nenhum momento a posição da Totvs — ou minha pessoalmente — apontava não ser necessário ter contadores. Foi dito que com todas as informações que o governo está colhendo, cada vez que mais o computador é um espelho da contabilidade. A importância e relevância dos contadores — para que seja possível ter informações em tudo, desde transparência corporativa a IFRS — é cada vez mais fundamental.
Em todo desenvolvimento de software da Totvs há uma convergência para a contabilidade. Todo nosso sistema é desenvolvido, com base nessas informações. Todas as vezes que desenvolvemos um sistema financeiro, contamos com apoio do pessoal da contabilidade. Basicamente, na hora que nos definimos todo o nosso desenvolvimento, temos uma equipe interna de contadores onde acaba avaliando cada uma das nossas definições.
Cosentino detalhou ainda que a Totvs possui derca de cem profissionais da área contábil e fiscal na empresa. Além disso, no help desk de contas diferenciadas há contadores que ajudam clientes a utilizar o melhor do produto para cada situação. "Como eles são especialistas no produto e no processo, podem apoiar com muito mais qualidade e propriedade. Conseguem entender o problema e identificar a melhor solução, em muito menos tempo de atendimento", informou a companhia, por meio de nota.
http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=63935
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano