Contribuintes devem enviar a EFD para evitar multas e restrições

A maioria dos contribuintes do Mato Grosso incluídos na Escrituração Fiscal Digital (EFD) está em dia com a obrigação. Isso corresponde a 80% do total de 25 mil empresas de vários ramos de atividade econômica.
Mas aos 5 mil restantes que não transmitiram os arquivos, a recomendação é que efetuem o recolhimento do valor lançado e regularizem a situação porque ainda no primeiro semestre a Secretaria de Fazenda pretende registrar das multas oriundas dessa omissão no seu Sistema de Conta Corrente Fiscal (CCF).
Após o registro, o contribuinte passará a ter restrições no trânsito de mercadorias e ficará impedido de retirar Certidão Negativa de Débitos. Por conta disso, 16 mil contribuintes já foram notificados a enviar os arquivos à Fazenda Pública Estadual.
Outra conseqüência é a imediata suspensão da inscrição estadual do estabelecimento no Cadastro de Contribuintes do ICMS, o que o impede a circulação de mercadorias e/ou a prestação de serviços.
O contribuinte obrigado à EFD deve escriturar e prestar informações fiscais, em arquivo digital, referentes à totalidade das operações de entrada e de saída, das aquisições e das prestações, dos lançamentos realizados nos exercícios fiscais de apuração e de outros documentos de informações correlatos.
A periodicidade de preenchimento da EFD é mensal. Os arquivos devem ser entregues até o dia 15 do mês seguinte ao da apuração ou no dia útil imediatamente anterior.

 

Fonte: TI Inside

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de José Adriano em 15 abril 2011 às 17:20

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço