Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Alexandro Martello
O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, observou nesta segunda-feira (21) que o desempenho da arrecadação federal está ligado ao comportamento da economia brasileira.
Isso significa que, caso a economia desacelere, os números da arrecadação sofrerão impacto. Em 2009, por exemplo, a carga tributária teve a primeira queda em três anos, por conta dos efeitos da primeira etapa da crise financeira internacional.
O relatório de receitas e despesas do orçamento, relativo ao segundo bimestre deste ano, que foi divulgado na última sexta-feira (18), revela que a estimativa do governo para as receitas administradas (impostos e contribuições federais, sem contar com o INSS) ficará R$ 10 bilhões aquém do previsto - tendo por base o resultado dos quatro primeiros meses deste ano.
Para todo este ano, o secretário informou que a estimativa de crescimento real (acima da inflação) da receita administrada, porém, permanece entre 4,5% e 5,5% (última previsão divulgada pelo Fisco). Entretanto, ele pondera que este resultado será alcançado somente se oPIB apresentar crescimento de 4,5% em 2012 - conforme previsão do M.... "A estimativa é feita em cima das projeções macroeconômicas do governo. Ainda é difícil avaliar [se a arrecadação vai cair] se não houver uma clara mudança deste indicadores", explicou ele.
Na última sexta-feira, o Banco Central informou que o Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br, que é um índice criado para tentar antecipar o resultado do PIB, registrou, em março, queda pelo terceiro mês consecutivo (-0,35%) e, no acumulado do primeiro trimestre, apresentou um crescimento de 0,15% sobre os três meses anteriores - o que represe.... Para o BC, o crescimento deste ano será de 3,5% e, para o mercado financeiro, de 3,09%.
http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/desempenho-da-arrecada...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano