Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
O governo do Distrito Federal acaba de publicar o edital para o concurso de Auditor dtributário. Ao todo, são 50 oportunidades para nível superior em qualquer área de formação.
O grande atrativo é o salário de 16.863,98 reais para uma jornada de 40 horas semanais. As inscrições serão aceitas até 16 de janeiro com taxa de 170 reais. As provas objetiva e discursiva acontecem no dia 20 de março e o edital prevê ainda avaliação de títulos e curso de formação. A banca organizadora é a Fundação Universa.
De acordo com Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, o momento é de direcionamento dos estudos. “O candidato que fez a prova de Auditor Fiscal da Receita Federal deve docar em Contabilidade de Custos, Finanças e Legislação Tributária que vêm diferente do edital da Receita Federal”, diz.
Como há uma variedade de leis específicas do Distrito Federal, Estrella recomenda que “se o candidato já vem trabalhando essa legislação específica para ISS e ICMS, de algum estado ou município, ele deve fazer comparação, porque o conceito de tributo é o mesmo”. De acordo com ele, o que muda é a estrutura atípica do Distrito Federal, que trabalha com os dois tributos ao mesmo tempo, visto que o fiscal do ISS é o mesmo do ICMS. “Ele deve pegar o conteúdo do estado que ele já estudou e comparar com o Distrito Federal”, afirma.
Para Celso Fleming, especialista em concursos e Procurador do Estado do Rio de Janeiro, os candidatos devem enfatizar a leitura da Constituição. “Por meio dela o candidato vai estar automaticamente estudando Direito Constitucional, Direito Tributário e Direito Administrativo”, afirma.
O procurador explica que a melhor forma de o candidato estudar é “segregando as legislações por meio dos tributos que estão sendo objeto de estudo”. Além do código tributário e da legislação específica, o candidato deve sempre entrar com o foco em tributo, que é objeto da legislação.
Já na legislação específica é importante dar ênfase ao Processo Administrativo Tributário que costuma ser cobrado em concursos para Auditor Fiscal dos Estados, Distrito Federal e Municípios. “É bom lembrar também que para concurso para Auditor do Distrito Federal a legislação engloba não só tributos federais como também os municipais”, diz Fleming.
Segundo ele, em termos tributários, é possível que a prova de redação aborde temas como substituição tributária e normas anti-elisivas.
Como a banca não possui histórico anterior de provas, uma solução é resolver questões de exames recentes de bancas como Esaf, FCC, FGV e Cespe/UnB.
* Cláudia Jones é assessora de imprensa especializada em concursos e apresentadora do programa Passe Fácil da Rádio Roquette Pinto, 94,1 FM
Fonte: Portal EXAME
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano