Por Kleber Carneiro
EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA
Publicado em 20 20UTC Novembro 20UTC 2009 por psfelipemendes
Não é de hoje que a ciência contábil é ferramenta fundamental para o controle da atividade do homem. Pensar nas atividades relacionadas a contabilidade é discutir acerca do que representa esta ciência no dia-a-dia da sociedade e do homem.Por exemplo,
Se falarmos em CONTABILIDADE DA VIDA iremos achar estranho porque não é comum se ouvir falar nessse tipo de contabilidade.
Fazer contabilidade diariamente é uma profissão muito desgastante, por isso que damos total razão aos “bons” contadores cobrarem por seus serviços prêços razoáveis, mas quando se trata de contabilizar a nossa vida é muito mais que isso. Nessa contabilidade não há calculadoras, não há números, existem sim fatos, verdades, consequencias, pessoas e acima de tudo muitas dúvidas. Fazer um balanço da vida é sempre algo complicado, especialmente quando se trata da nossa vida. Mais complicado que fazer um balanço, é fazer um plano e pior que tudo isto é colocar em prática esse plano. Um balanço da vida reporta-se a fatos passados, logo, a dificuldade é pegar nesses dados e trabalhá-los: separar o bom do mau e conseguir um saldo positivo. Um saldo que permita alguma sustentabilidade futura, seja ela de que natureza fôr, já um plano, deve ser baseados em dados passados tendo sempre em conta uma margem previsional futura. É sempre difícil fazer previsões, mais a mais nos tempos que correm diria que é mesmo impossível e é esse o motivo que nos causa a maior insegurança ao longo deste processo. Feito o balanço e criado o plano é tempo de arregaçar as mangas. E é aqui que a coragem falta, quando metemos mão na consciência e começamos a fazer contas a vida.Se não formos ignorantes tendemos a recuar…….
Para não esmorecer quando chega a estas alturas é sempre bom recordar os conselhos dos mais velhos e sábios e recorrer aos ensinamentos divinos, que encontramos facilmente na Bíblia Sagrada.
Entende-se que o surgimento da contabilidade ocorreu simultaneamente ao da civilização. Desde a primitividade, a mesma já era utilizada para o controle do patrimônio, que era composto por rebanhos, fardos de alimentos, instrumentos, etc.
Há autores que apontam como um marco de publicação a obra do frade e matemático Luca Pacioli, em 1494, intitulada Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por partidas dobradas). No entanto, há divergência com relação a esse marco, já que se considera que havia uma produção literária considerável e amadurecida com a produção advinda do mundo islâmico.
Atualmente, após o avanço ascendente da humanidade, o mercado vem exigir das empresas que o compõe, sejam elas de direito publico, privado ou familiar, uma contabilidade ainda mais detalhada e precisa. E aquilo que em outrora era feito de maneira arcaica, em tempos onde a civilização não conhecia a escrita, hoje, é feito através de meios tecnológicos, rápidos e precisos. A importância adquirida pela informação contábil chegou a tal ponto que se viu a necessidade de padronizar a linguagem, pois o mercado é global e as empresas deixaram de apenas nos limites da nação. No contexto brasileiro, observa-se o interesse de regulamentar esse processo com iniciativas do governo, a exemplo da revogação de alguns dispositivos da lei 6.404/1976 pela lei11.638/2007. Tal alteração trouxe novas exigências para a contabilidade no mercado nacional, garantindo uma padronização em relação às convenções internacionais de contabilidade.
Paralelo ao processo de inovações contábeis, surge o crescimento da responsabilidade do gestor da informação, como também, mecanismos de controle dos entes fiscalizadores, como é o caso do Sistema Público de Escrituração Digital. –SPED: instituído pelo Decreto nr. 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sistemna Público de Escrituração DIGITAL (SPED) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
A contabilidade deve ser entendida como uma ciência social quer tem por finalidade o estudo, registro, análise, interpretação e controle dos fenômenos patrimoniais das empresas.
Através de um correto registro dos fatos patrimoniais, a contabilidade fornece ao administrador as informações necessárias para definição dos objetivos e metas a serem alcançadas.
Com a atual competitividade, as empresas no intuito de se manterem firmes na sua parcela de participação no mercado, devem utilizar-se das informações constantes na contabilidade para analisar suas ações administrativas. Uma contabilidade arrojada tem como retorno muitos benefícios para a empresa, já que relata com precisão dados que permitem medir a eficiência e a eficácia das ações administrativas.
De maneira geral, pode-se dizer que a importância da contabilidade ultrapassa a simples exigência legal se configurando como necessária ao fortalecimento e a continuidade da empresa, que no ramo comercial existe para obter LUCROS. Diante disso: vivemos um momento em que “aplicar os recursos escassos disponíveis com a máxima eficiência” tornou-se , dadas a dificuldades econômicas (concorrência, globalização, etc), uma tarefa nada fácil. A experiência do administrador não é mais fator decisivo no quadro atual; exigi-se um elenco de informações reais, que norteiem tais decisões. E essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade.
Senhores empresários! Cobrem, exijam de seus contadores uma contabilidade real, exata e em dia, que sirva para seu nortear de decisões e manter suas empresas vivas e de bem com a economia. Caso contrário o barco poderá virar.
http://jornalcorreiodasemana.wordpress.com/2009/11/20/evoluo-da-con...
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano