Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
O Banco Mundial teria manipulado durante anos a metodologia de um de seus principais relatórios para influenciar o resultado do estudo, disse o economista-chefe da entidade, Paul Romer, ao Wall Street Journal. Segundo ele, as modificações nos critérios parecem ter sido feitas por razões políticas.
As alterações teriam atingido o "Doing Business", que compara a competitividade dos países, e teriam prejudicado o desempenho do Chile, segundo o executivo. Romer disse que o Banco Mundial irá recalcular os rankings dos últimos quatro anos. A revisão pode modificar, também, a posição de outros países.
O diretor responsável pela produção do estudo durante o período em questão, Augusto Lopez-Claros, está de licença do Banco Mundial. Ele é ex-professor da Universidade do Chile e, atualmente, é pesquisador na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.
Segundo Romer, uma análise preliminar indicou que, nos últimos anos, a posição do Chile flutuou não pela piora nas condições do país, mas pela inclusão de novos indicadores para compor a metodologia do estudo.
A posição do Chile flutuou do 25° lugar ao 57º lugar desde 2006. Durante a presidência da socialista Michelle Bachelet (2006 a 2010 e 2014 a 2017), a classificação do país caiu. Já nos anos em que o conservador Sebastián Piñera comandou o país (2010 a 2014), o desempenho melhorou - Piñera assumirá a presidência de novo este ano.
O Brasil costuma ficar mal posicionado no ranking. Em 2017, ficou em 125°.
O Estado de S. Paulo via https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2018/01/banco-mund...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano