Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por mês, são seis declarações, entre informes federais e estaduais e anualmente ainda há a Declaração de Informações Econômico-Financeiras da Pessoa Jurídica (DIPJ) e a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). Isso faz com que os empresários brasileiros sejam os que mais gastam tempo prestando contas ao fisco em todo mundo.
E desde 2012, com a Siscoserv a prestação das informações sobre operações internacionais de contratação de serviços ou transferências devidas a direito de propriedade, concessão ou licenciamento fez que o Brasil se consolidasse como o país onde mais se gasta tempo em obrigações fiscais, de acordo com estudo do Banco Mundial. São 2.600 horas por ano, mais do que o dobro do segundo colocado, a Bolívia, onde se gastam 1.080 horas no mesmo período. Nos Estados Unidos, o tempo gasto com o Fisco é de apenas 187 horas.
Isso mostra que o problema no sistema tributário brasileiro não se limita ao peso da carga tributária, mas também a complexidade do sistema. “As empresas não tem tempo para respirar. Sempre existe alguma obrigação de prestar informação, e na maioria das vezes, em repetição, para o fisco. É difícil uma empresa que não tem ao menos um auto de infração por divergência de informações na DCTF, por exemplo. Tantas declarações a serem prestadas e com informações repetidas, que aumenta a chance de erros, e consequentemente as multas.”, aponta a diretora do SESCON-RJ, Selma Gama.
A organização pode ser uma boa saída para se gastar menos tempo e atendendo todas as exigências fiscais, revela a diretora. “O melhor conselho é ter organização, para não se perder muito tempo”, frisou.
Fonte: Sescon-RJ
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano