Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
DECRETO N° 4.411-R, DE 18 DE ABRIL DE 2019
(DOE de 22.04.2019)
Institui o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs)
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o inciso V, “a” do art. 91 da Constituição Estadual, em conformidade com as informações contidas no processo n° 85587265,
CONSIDERANDO a necessidade de aumentar a eficiência e transparência dos processos administrativos;
CONSIDERANDO as disposições do Decreto que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização de processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Estadual;
DECRETA:
Art. 1° Fica instituído o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs) no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado.
Art. 2° O e-Docs é um sistema corporativo de gestão de documentos arquivísticos eletrônicos, que contempla os procedimentos de autuação, captura, despacho, tramitação, classificação, temporalidade, arquivamento e destinação final.
Parágrafo único. A gestão do e-Docs ficará a cargo da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER).
Art. 3° Para o disposto neste Decreto, consideram-se as seguintes definições:
I – SEP: Sistema Eletrônico de Protocolo.
II – Siarhes: Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo.
III – Plano de Classificação de Documentos (PCD): Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo da estrutura e funções de uma instituição e da análise dos arquivos por ela produzidos.
IV – Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD): Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos, condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento e eliminação de documentos.
V – Documento Arquivístico: Conjunto de documentos avulsos e processos administrativos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
VI – Unidades Organizacionais: Correspondem a áreas e setores, inseridos na estrutura formal do organograma do Estado, que despacham ou tramitam documentos arquivísticos.
VII – Processo Administrativo: Conjunto de atos administrativos sucessivos e conectados, praticado pela Administração Pública com o objetivo de satisfazer determinadas finalidades de interesse público.
VIII – Documento Avulso: Documento produzido ou recebido por órgãos públicos que necessita de rastreabilidade e pode vir a ser vinculado ou não a um processo administrativo.
Art. 4° Os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional utilizarão o e-Docs para autuar, despachar e tramitar documentos arquivísticos por meio eletrônico.
§ 1° A utilização prevista no caput será detalhada por meio de Portaria emitida pela SEGER, observada a evolução do sistema.
§ 2° Os órgãos que utilizam outros sistemas para autuação e tramitação de documentos arquivísticos deverão integrá-los ao e-Docs, por meio de barramento de integração que garanta a interoperabilidade entre eles.
Art. 5° Os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional deverão indicar à SEGER, no mínimo, 2 (dois) servidores que serão os pontos focais para as ações de implantação e manutenção do e-Docs.
Art. 6° Os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional deverão elaborar ou revisar o seu Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade de Documentos referentes às atividades finalísticas, conforme padrão estabelecido pelo Programa de Gestão Documental do Governo do Estado do Espírito Santo (Proged), e encaminhá-los ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) para aprovação.
Parágrafo único. O APEES será responsável por inserir as informações do Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade de Documentos no e-Docs.
Art. 7° Os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional deverão manter atualizados no Siarhes:
I – Nome e sigla de todas as Unidades Organizacionais vigentes no órgão;
II – Cargo/função dos servidores públicos em suas respectivas Unidades Organizacionais;
III – Responsável por cada Unidade Organizacional.
Art. 8° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 9° Ficam revogadas as Portarias Conjuntas SEGER/SEG/PRODEST/APEES N° 001 de 01/08/2018 e N° 002 de 30/11/2018.
Palácio Anchieta, em Vitória, aos 18 dias do mês de abril de 2019, 198° da Independência, 131° da República e 485° do Início da Colonização do Solo Espírito-santense
JOSÉ RENATO CASAGRANDE
Governador do Estado
LENISE MENEZES LOUREIRO
Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos
https://www.cenofisco.com.br/Composicao/Home/Legislacao-Geral/Estad...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano