eSocial - Surrealismo regulatório brasileiro

Por Roberto Dias Duarte

Mesmo atribuída equivocadamente, em 1962, ao falecido general francês Charles de Gaulle – a frase “Le Brésil n’est pas un pays serieux” (“O  não é um país sério”) – traduz perfeitamente diversos momentos históricos tupiniquins ou situações surreais que, por sua frequência, são consideradas apanágio.

O caso mais recente teve como protagonista o gabinete do  do Trabalho, Manoel Dias, que publicou no dia 30 de abril, no Diário Oficial da União, a Portaria 589/2014, que obriga os  a informar ao ministério, eletronicamente, em até 24 horas, acidentes fatais e doenças do trabalho que resultem em morte.

Até aí tudo bem, não fosse o arranjo publicitário que o  federal vem promovendo desde o ano passado acerca do  – que unificará o envio de informações pelo  em relação aos seus , reduzindo a  . A edição desta portaria foi um desses fatos gerados pelo surrealismo regulatório brasileiro.

Ora, se tais as informações solicitadas pela portaria já são controladas por meio da  (CAT), da , por que editar uma portaria sobre o mesmo assunto? Aliás, o próprio dispositivo afirma que a nova obrigação não suprime o envio do CAT. Então por que editá-lo? Para se juntar às infindáveis leis sem sentido que nascem a todo instante?

Mais bizarro ainda: a CAT é uma das obrigações que serão supostamente extintas com a implantação do eSocial. O fato comprova que, na prática, o discurso sobre a simplificação dos marcos regulatórios para o desenvolvimento do  no Brasil é pura falácia.

Afinal, nem mesmo os servidores dos ministérios envolvidos com o eSocial conhecem bem o projeto. Achou pouco? A nova obrigação do  e Emprego deverá ser enviada por ! Bom, qualquer estagiário de  sabe que não há garantia de entrega em se tratando de correio eletrônico, muito menos sobre a  e o sigilo de conteúdo desse tipo de mensagem.

Enfim, é preciso mais do que boas intenções na gestão de projetos governamentais. Planejamento e primor na execução são atributos fundamentais para o sucesso de qualquer empreitada, seja uma Copa do Mundo ou uma “” obrigação trabalhista.

http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/surrealismo-regulator...

Exibições: 120

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço