Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo informa que as consultas feitas pelos contribuintes ao setor de Orientação Tributária poderão ser feitas pela internet. E as visitas, quando necessárias, serão agendadas com antecedência.
A novidade, que faz parte do projeto Mais Fácil, está vigor desde a segunda-feira, 22, e promete tornar mais rápido, cômodo e eficiente o atendimento ao público.
Para fazer a consulta, o contribuinte deve entrar na página da Secretaria da Fazenda na internet (www.sefaz.es.gov.br), clicar no link Orientação Tributária e escolher o tipo de consulta: por e-mail ou presencial.
No primeiro caso, a resposta a consulta é obtida em dois dias úteis.
Se optar por consulta presencial, ele deverá informar até três assuntos, recebendo resposta sobre o agendamento no prazo de um dia.
Segundo Adaíso Fernandes Almeida, gerente Tributária da Secretaria da Fazenda, ao receber a reposta do agendamento, o contribuinte saberá antecipadamente o nome do auditor que irá recebê-lo.
Outra iniciativa do governo capixaba que faz parte do programa Mais Fácil é o projeto Cadastro Simplificado (Cadsim) já disponível em todo o Estado, que permite a criação de empresas e a alteração de dados cadastrais através da internet.
A adesão ao Cadsim é facultativa. Quem aderir não precisar mais ir a uma das agências da Receita Estadual, explica Juliana Audi, supervisora da Agência Virtual e gestora do projeto.
Eles poderão verificar a viabilidade da constituição ou alteração de informações pelo Registro Mercantil Integrado (Regin), no endereço da Junta Comercial na internet (www.jucees.es.gov.br).
A Jucees enviará as consultas à Receita Estadual e prefeituras, sendo que a resposta da Receita será em tempo real.
Os procedimentos para abertura de empresa pelo Regin são os seguintes:
1 - Consulta da viabilidade do negócio na página da Junta Comercial. No prazo máximo de um dia, a Jucees avaliará a viabilidade e enviará as consultas à Receita Estadual e prefeituras. A resposta da Receita Estadual é imediata.
O contribuinte receberá um número de protocolo para acompanhar o processo.
2 - Caso a viabilidade seja aprovada, o contribuinte preenche o Programa Gerador de Documentos (PGD) na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), que liberará o Documento Básico de Entrada (DBE) para impressão pela internet.
3- De posse da consulta da viabilidade, do DBE e do contrato social assinados, o contribuinte protocolará o ato na Jucees e receberá um número de registro para acompanhamento do processo no site da Junta. O contribuinte deve acompanhar o andamento pela internet, para ter conhecimento do número da inscrição estadual gerada dentro de três dias.
Fonte: Sefaz - ES
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano