O Espírito Santo vive a expectativa de que o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) seja utilizado em larga escala pelas transportadoras do Estado. Regulamentado pela Secretaria da Fazenda no mês passado, o seu uso, por enquanto, é facultativo.
A primeira empresa a emitir o documento eletrônico foi a Transportadora Americana, com sede no interior paulista e filial em Cariacica. A empresa gerou o documento no dia 13 de julho para uma carga de tecido que saiu de Serra (ES) para São Paulo.
A transportadora já emitia CT-e em outros Estados. Para Shirley Cristina Rosseto, gerente de Sistemas de Informação da empresa, as principais vantagens na emissão do CT-e estão na redução dos custos com impressão e arquivamento dos papéis e na melhoria dos processos, pois o sistema evita a ocorrência de erros nos documentos.
De acordo com Deuber Luís Vescovi de Oliveira, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda, a expectativa é de que outras transportadoras passem a emitir CT-e no Estado em breve.
A secretaria regulamentou o CT-e, que armazena digitalmente informações sobre a movimentação das mercadorias, desde a retirada até a entrega,
para facilitar o trabalho do contribuinte.
Com a adoção do novo sistema, não é mais necessário que as transportadoras busquem nas agências da Receita Estadual a permissão para impressão dos blocos. Isso pode ser feito pela internet, por meio do site
www.sefaz.es.gov.br.
Para aderir ao CT-e, as empresas devem ter certificação digital e estar credenciadas na Secretaria da Fazenda. Esse tipo de documentação é válido em todo o território brasileiro.
http://www.tiinside.com.br/19/07/2010/espirito-santo-registra-prime...
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano