Está no “forno” a documentação do eSocial

Por Mauro Negruni


Enquanto muitas pessoas estão em busca de informações sobre o eSocial, os entes envolvidos na conclusão do MOS, Manual de Orientação do Sistema, trabalham a pleno para entregar à sociedade melhores informações sobre esta “novidade”.

Quando falamos inúmeras vezes aqui no www.mauronegruni.com.br sobre o assunto, tivemos sempre inúmeras críticas sobre a condução do projeto. Na minha visão, são totalmente naturais para quem está relativamente distante do projeto e que não sofre a pressão entre divulgar antecipadamente e retificar inúmeras vezes. Os condutores do projeto têm este desafio.

Como participo do projeto desde há muito, avalio melhor este dilema. Veja-se o caso da antecipação do PVA da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) em que inúmeros foram os casos de reclamação sobre o comportamento do PVA. Quase todos fundamentados e corrigidos, mas seria natural que o PVA apresentasse problemas, afinal era uma versão BETA. Reclamar, especialmente no “Fale Conosco”, sobre estas situações não é pertinente, afinal a versão é BETA.

No caso do eSocial é ainda mais complicada a liberação, pois há mais de um ente definindo (e redefinindo) o manual e suas especificações. Outro ingrediente é sua complexidade.

Assim como numa receita de cozinha, quanto mais complexo o prato, mais atenção e dedicação serão necessários. E neste caso não faltam ingredientes “picantes”. Muitos tiveram que ser retirados do cardápio, sob pena de comprometer todo o “menu do eSocial”. Por exemplo, o aviso de férias entre tantos outros.

Bem, neste momento já é possível sentir o “cheiro da cozinha em ação”, mas ainda não é possível degustar o prato principal. Todavia, com mais um pitada de paciência, seremos todos brindados com as orientações que são prometidas com riquezas de detalhes.

Não deverá tardar e estaremos todos saboreando o mesmo prato: eSocial em grande estilo. As reuniões do grupo de empresas piloto foram decisivas, bem como a atuação de muitos segmentos envolvidos no projeto, especialmente a classe contábil, para que chegássemos neste estágio.

Por fim, cabe lembrar que, para aquelas organizações que estão focadas em ter ciência do manual de orientação para tomar ações de “compliance”, o pressuposto é exatamente o o contrário: a cultura e os processos das empresas é que estão com suas “batatas assando”.

http://www.mauronegruni.com.br/2014/12/26/esta-forno-documentacao-e...

Exibições: 403

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de Stephan em 5 janeiro 2015 às 13:25

O e-Social consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, permitindo uma fiscalização muito mais eficaz por parte do governo. Trata-se de um braço do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) , mas que, diferentemente deste, abrangerá empresas de todos os portes, inclusive empregadores domésticos.

O sistema ainda não está integralmente funcional. O prazo dado aos desenvolvedores para concluir essa tarefa é julho de 2015, a partir de quando a fase de testes realmente se iniciaria, abrindo o sistema para que as empresas atualizem digitalmente os dados dos seus empregados.

Fonte: Diário do Comércio

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço