Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Na última quarta-feira (4/9), Sarina Manata, advogada e especialista em eSocial da FecomercioSP, representou a Instituição em Brasília na reunião com servidores do governo e outras entidades para debater o processo de simplificação do eSocial. Na ocasião, a advogada pôde levar as sugestões de melhorias do sistema para o coordenador-geral do projeto na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, João Paulo Ferreira Machado.
Atenta às necessidades dos empresários, a Federação destacou a aplicação do critério de dupla visita prevista na CLT, e sugeriu a regulamentação de procedimento de notificação prévia quando apurada alguma divergência de informação e, somente após período, tivesse início à fiscalização, com a possibilidade de imposição de multa. No que se refere às micro e pequenas empresas, que devem ter tratamento diferenciado e favorecido, questionou a adoção do critério de opção ao Simples Nacional ao invés do faturamento, conforme estabelece a LC n.º 123/2006. Sobre o assunto, foi informado que o módulo simplificado destinado às micro e pequenas empresas será de acordo com o faturamento da empresa, onde o contribuinte deverá declarar se é ME ou EPP.
Ainda durante o encontro, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho enfatizou que mesmo nesse período de transição, os integrantes do grupo 3, compostos pelo MEI, ME, EPP, pessoas físicas e associações, devem continuar encaminhando os eventos das fases 1 e 2 do eSocial, especialmente os eventos não periódicos, que desde abril de 2019 são de envio obrigatório. Assim, admissões, férias e desligamentos, devem ser informadas ao sistema. Para as empresas do grupo 3 que não tiveram eventos não periódicos durante este período, o prazo para informar os dados dos trabalhadores se encerrou em 31 de agosto. Tais informações serão utilizadas para inclusão na CTPS Digital, que deve substituir a CTPS em papel nos próximos meses.
A FecomercioSP está envolvida desde o início da proposta do eSocial, participando de diversas consultas públicas e atuando em nome dos empresários, a fim de que não sejam prejudicados e incorporem as mudanças propostas pelo governo de forma sustentável para os negócios.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 136 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
https://www.jornalcontabil.com.br/fecomerciosp-leva-sugestoes-de-ap...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano