Fisco prepara mudanças no sistema da Nota Fiscal Paulista

Projeto, previsto para entrar em operação em 2011, vai automatizar o processo de envio das informações pelos estabelecimentos comerciais.

Por Edileuza Soares, da Computerworld
02 de setembro de 2010 - 07h00

A Secretaria de Fazenda do governo do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) implementará um novo sistema para envio eletrônico dos dados do cupom fiscal emitido pelos estabelecimentos cadastrados na Nota Fiscal Paulista, que hoje abrange cerca de 8,5 milhões de contribuintes e 630,5 mil estabelecimentos cadastrados. O projeto, batizado do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e) está previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2011. Em um primeiro momento, a adesão ao novo modelo será voluntária.

Implementado para reduzir a sonegação fiscal, o programa da Nota Fiscal Paulista se diferencia do projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nacional, emitida entre empresas, por incentivar os contribuintes a exigir o cupom fiscal no momento da compra, ao transformar parte do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) recolhido pelos estabelecimentos em crédito para os consumidores que informam o número do CPF.

Todas as informações do cupom fiscal são registradas pelos estabelecimentos e encaminhadas para as bases de dados da Sefaz-SP. Hoje, a consolidação dos dados acontece de forma manual e as empresas têm um prazo para enviá-las pela internet até o dia 19 do mês seguinte subsequente à venda. Pelo novo sistema, quando o cupom for emitido, as informações serão automaticamente armazenadas em um dispositivo - que será homologado pelo Fisco para fabricação pelas indústrias - e transferidas para os servidores da secretaria.

O supervisor de fiscalização e de documentos digitais da Sefaz-SP, Luiz Alves Fernandez, afirma que a substituição do ECF pelo SAT-CF-e vai simplificar o processo de transmissão dos dados pelos estabelecimentos comerciais. “O envio será diretamente pelo equipamento e não haverá mais a necessidade de recuperar informações manuais para serem encaminhadas para Sefaz-SP”, detalha.

Ele acrescenta que o SAT-CF-e é aderente ao modelo do projeto nacional da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), sendo baseado nos mesmos padrões tecnológicos, como o uso de XML e a assinatura digital. De acordo com o Fernandez, o sistema poderá futuramente ser integrado com a Escrituração Fiscal Digital (EFD) do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), para permitir a simplificação dos registros dessas operações fiscais e combater a sonegação fiscal.

Novos equipamentos
Como parte do projeto, o Sefaz-SP vai homologar a fabricação de um equipamento padrão, que integra hardware e software embarcado, compatível com conexão em banda larga. O dispositivo funcionará conectado por meio de USB ao terminal de atendimento das entidades cadastradas no programa da Nota Fiscal Paulista.

A máquina funcionará como um sistema autenticador e transmissor de cupons fiscais eletrônicos (CF-e) para os servidores da Sefaz-SP.

A Sefaz-SP está realizando uma consulta pública até a próxima segunda-feira (6/9) para receber propostas dos fornecedores de hardware e software e outras empresas interessadas em participar da licitação dos equipamentos.

Durante a consulta pública, a Sefaz-SP está recebendo sugestões para as especificações técnicas do SAT-CF-e. Depois, Fernadez informa que o órgão pretende trabalhar no processo de legislação para homologação do dispositivo, que será fabricado pela indústria. Sua expectativa é que o módulo seja comercializado no mercado por aproximadamente 200 dólares. Ele diz ainda que não há modelos similares, uma vez que trata-se de um equipamento para atender uma necessidade específica.

Na primeira consulta pública, realizada no ano passado, os participantes propuseram um dispositivo com um chip para conexão internet por meio de celular. Agora, o órgão está sugerindo um terminal com capacidade para acesso à banda larga wireless e à linha fixa. “A ideia é que cada estabelecimento adote a conexão que já possui contratada”, afirma Fernandez.

O técnico esclarece que não há ainda uma definição sobre se todos os estabelecimentos participantes do programa da Nota Fiscal Paulista terão de comprar o novo equipamento. "Numa primeira fase, a adesão será voluntária", informa.

http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/08/31/fisco-prepara-mud...

Exibições: 98

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de David Eduardo em 3 setembro 2010 às 10:23
Bom dia !
Gostaria de comentar o seguinte sob : "Fisco prepara mudanças no sistema da Nota Fiscal Paulista
Postado por Luciana A. Moraes em 2 setembro 2010 às 11:05 "

Na guia prática da escrituração Fiscal Digital - EFD, existem blocos de registros que contem informações de Cupom Fiscal (por ex:, Registros: C400, C405, C420, C425, C460, C470, C490, C495 ... etc ... entre outros)
quer disser que é viavel poder enviar toda informação de Cupom Fiscal à Sefaz a traves do Sped Fiscal, então, agora vai ter outro projeto que vai fazer a mesma coisa do Sped Fiscal ou quais serian esas informações a serem apresentadas nesse novo projeto, que não pode ser enviado pelo Sped Fiscal, pelo que tenho entendido, com o Sped Fiscal não é somente informado Notas Fiscais (CODIGO 01, 1B, 04 E 55), vai muita mais informação ao todo.
Muito obrigado pela atenção.

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço