Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A migração da escrituração fiscal e contábil das empresas brasileiras para a plataforma digital acirrou a competição dos fornecedores de tecnologia por esse mercado. O novo cenário estimula aquisições e movimenta o segmento de softwares de gestão e de soluções fiscais e contábeis com foco nas necessidades surgidas com a adoção do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).
A tendência é de uma briga ainda maior por fatias desse mercado nos próximos anos, quando ocorrer a implantação do e-Lalur, o livro de apuração de lucro real eletrônico, além da digitalização da apuração do PIS e da Cofins e da folha de pagamentos, atendendo a novas legislações da Receita Federal.
Segundo Claudio Braga, sócio da área de impostos com foco em TI da Ernst & Young Terco, as empresas passaram por uma verdadeira transformação após a criação do Sped e os fornecedores de tecnologia estão atentos a isso. Segundo o especialista, as administrações foram obrigadas a abrir os cofres para investir em atualizações de suas ferramentas tecnológicas de gestão (o chamado ERP) ou ainda na adoção de novas soluções fiscais e contábeis, bem como na alteração de processos internos de como os dados são coletados, uma vez que muitas das informações que passaram a ser exigidas pelo Fisco sequer faziam parte da base de dados dessas empresas.
O ano de 2011 está movimentado para os fornecedores de soluções de tecnologia. Em maio, a Thomson Reuters adquiriu a empresa brasileira de softwares Mastersaf como parte de sua estratégia de expansão da divisão de serviços nas áreas contábil, fiscal e jurídica. Quatro meses após a movimentação, a Mastersaf, com 23 anos de mercado, adquiriu a Alliance Fiscal & Governance Intelligence e, um mês depois, a Conceito W, empresa de Santa Catarina que desenvolve softwares na área de notas fiscais eletrônicas de serviços e atua em 300 municípios.
"Continuamos em um processo grande de crescimento por aquisição e em breve haverá mais uma movimentação", adianta o presidente da Mastersaf, Claudio Coli.
Ele explica que a demanda das empresas por soluções tecnológicas na área fiscal, contábil e de notas fiscais eletrônicas é crescente. Isso porque o Sped trouxe a necessidade de informações adicionais solicitadas pelo Fisco e que exigem não apenas a implantação de um sistema de informação, como também um software fiscal ou de ajuste no ERP e até mesmo a revisão de como a empresa recebia essas informações, as tratava em seus processos internos, gerava as obrigações legais e as entregava ao Fisco.
Apostar em ferramentas tecnológicas completas de gestão que incluam softwares integrados que permitam aos clientes cumprir as obrigações legais a serem entregas ao Fisco é a aposta da Totvs, que prepara seus aplicativos para as diferentes fases do programa de escrituração digital brasileiro desde 2007. "O Sped fez com que muitas empresas buscassem a formalização, saindo de modelos anteriores baseados em escritórios contábeis para a adoção de tecnologias internas de gestão de informações. Foi uma mudança de paradigma", conta o diretor de Planejamento de Produtos, Gilsinei Hansen.
Por Felipe Datt
Fonte: Valor Econômico
http://www.valor.com.br/impresso/empresas/fornecimento-de-solucoes-...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano