Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Secretaria da Fazenda vai intensificar operação de malha fiscal, com o cruzamento de dados da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Escrituração Fiscal Digital (EFD), e dados colhidos em trânsito e externos, atrás dos devedores de ICMS. A campanha foi anunciada hoje (segunda-feira) pelo superintendente da Receita Glaucus Moreira Nascmento e Silva em reunião mensal de delegados regionais de fiscalização. Ele lembrou que a última chance dos devedores é aderir ao Recuperar até o dia 31 deste mês.
O secretário da Fazenda, Simão Cirineu, esteve na reunião e pediu grande empenho dos delegados no Recuperar. “Ninguém deve desacelerar até o dia 31 deste mês”. Ele apresentou números da receita e da despesa do Estado, que já tinham sido exibidos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, mostrando a existência de déficit de R$ 304 milhões nas contas estaduais no primeiro trimestre deste ano. A arrecadação é insuficiente para pagar a folha de pessoal, as dívidas com a União e despesas urgentes. “Buscamos o equilíbrio das contas em um ano, mas não está fácil”, frisou Simão Cirineu. Ele disse ainda que a Sefaz não sabe quando vai quitar os restos a pagar da administração anterior.
O presidente do Conselho Administrativo Tributário (CAT), Domingos Caruso Neto, estava presente e defendeu uma integração maior entre o Conselho e a fiscalização. “As portas do CAT estão abertas a todos”, afirmou. Além dos delegados estavam presentes os gerentes da Receita e da Administração Tributária.
Outros projetos
Durante a reunião, o superintendente Glaucus apresentou outros projetos, além do cruzamento de informações, que serão implementados pela Receita. Será adotado o acompanhamento do auto de infração do começo ao fim , com o controle do Processo Administrativo Tributário Eletrônico (PAT- eletrônico) no judiciário, e implantada ferramenta para medir as ações e resultados da atividade fiscal (SGFIS).
Outro foco será o atendimento ao contribuinte goiano, que será estruturado por níveis. Para atender as dúvidas mais básicas será criado um call center com capacidade para atender até 5 mil ligações por dia. Num segundo nível haverá um atendimento especializado e no terceiro nível atendimento por agendamento, nos moldes da Receita Federal. “Precisamos padronizar o atendimento”, destacou o superintendente Glaucus.
Comunicação Setorial - Sefaz
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano