Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Amanda Carvalho
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nessa quarta (22) e quinta-feira (23), de mais uma reunião do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC), criado com o objetivo de apresentar sugestões para implementar, juntamente com governo e sociedade, o eSocial.
A plataforma faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo unificar, em um único sistema, o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais.
Segundo o representante do CFC no Grupo, contador Cassius Coelho, os profissionais da Contabilidade são os grandes agentes da implantação direta do eSocial e a reunião como a desses dois dias é de suma importância. “Foi muito produtiva as discussões e conseguimos avançar nos temas levantados pelo GTC, apresentamos uma proposta factível de cronograma de vigência do Sistema e de escalonamento, pois escutamos os vários segmentos presentes e agora esperamos uma aprovação pelas bases de cada setor para dar continuidade a esse trabalho”.
Cassius ressaltou também que haverá um encontro que será realizado dia 17 de novembro que irá trazer mais levantamentos de cada órgão envolvido no processo. “A ideia é que no próximo encontro se tenha o cronograma fechado e o leiaute do eSocial disponibilizado. Vale lembrar que a implementação será com cautela e não vai abranger todas as empresas de uma vez, será divido e explicado de forma que todos os empresários possam se adequar.”
O diretor de tecnologia da informação da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Dorywillians Botelho de Azevedo, afirmou que a reunião além de proveitosa foi muito importante: “Foi uma das principais reuniões e onde atingimos os principais objetivos, adentro do segmento contábil e conseguimos chegar a uma proposta que a principio agradou a todos”. Dorywillians destacou também que a participação do CFC é essencial nesse processo: “Dentro de cada empresa contábil temos alguém que vai precisar entender o eSocial e o apoio do CFC no projeto é continuo”. Concluiu.
Além do CFC, participam do GTC a Receita Federal do Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os Ministérios da Previdência e do Trabalho e Emprego, a Fenacon, e entidades como Sescon/SP, Firjan, CNI, Consif, CNC, Fiesc, CNA, Fiesp, CNCOOP, Brasscom, Brasilprev/Fenaprevi, CNCoop e CNseg.
Fonte: CFC
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano