A Pro Micro, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções de negócios em software para ERP e CRM, teve participação ativa na adoção da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) pelo Grupo Europa.
Nos dois casos houve a integração com as ferramentas da IOB: o IOB Mitrus 2.0, que antecipa as análises feitas pelo Fisco nos arquivos contábeis da empresa, para permitir eventuais ajustes, e o validador tributário IOB Primeo.
O Grupo Europa, que atua na produção e comercialização de sistemas de purificação de água, é cliente da Pro Micro desde 1992.
A parceria não apenas deu sustentação para o processo de crescimento do grupo, que tem sido de dois dígitos a cada ano, como também facilitou a implementação do projeto SPED Fiscal e da NF-e porque a Pro Micro adquiriu no decorrer desse período amplo conhecimento da cultura organizacional do grupo.
No exercício 2010, o Grupo Europa projeta uma expansão de 15% nos seus negócios no mercado brasileiro. Atualmente, o grupo conta com 352 escritórios, 176 lojas e 171 quiosques no Brasil. Juntas, as seis empresas que integram o grupo produzem 20 mil purificadores de água por mês e têm capacidade para triplicar esse volume sem a necessidade de ampliar as instalações.
A Pro Micro foi a responsável pela implantação do sistema de gestão de processos empresariais Proget no grupo Europa. O processo começou com o módulo de Contabilidade e avançou no decorrer do tempo para a integração do módulo de gestão de materiais, faturamento, financeiro e comercial. “Hoje só falta implementar o módulo industrial, o que será uma simples questão de tempo”, revela José Haroldo Pires, gerente contábil do grupo Europa.
Como decorrência do projeto SPED Contábil, Pires aponta o ganho de produtividade, medido pela redução do trabalho em relação aos inventários anuais, já que o controle de estoque ficou muito mais eficaz.
Para se ter ideia, atualmente o inventário do almoxarifado de matérias-primas é feito em apenas dois ou três dias, sem parar a movimentação, completa Pires.
A implantação da NF-e ocorreu no mês de abril deste ano, o que exigiu pequenas adequações no cadastro de terceiros e na impressão de formulários, por exemplo. “A implantação foi tranquila e os acertos foram rápidos”, observa Pires.
http://www.tiinside.com.br/11/08/2010/grupo-europa-adota-sped-conta...
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano