Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil, a missão do International Accounting Standards Board (IASB) e os desafios e oportunidades da profissão de auditor independente foram os temas abordados durante a palestra ministrada pelo membro do Board IASB, Amaro Luiz de Oliveira Gomes, durante o primeiro dia da Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente – Ibracon 40 anos.
O membro do Board IASB destacou a importância da adoção das IFRS globalmente, tendo em vista que esse processo é de fundamental importância na economia do País. “A crise financeira demonstrou que a globalização é definitiva, em aspectos que diz respeito à economia emergente e fluxo de capitais. Por isso, a criação de um sistema que permite unificar dados contábeis, como é o caso das IFRS, chega para consolidar esse processo de globalização.”, explicou.
Dentro desse cenário, Amaro Luiz Gomes abordou o avanço significativo da adoção das IFRS em termos globais. Para empresas listadas em bolsa, ao todo, 123 países adotaram ou já assumiram o compromisso de aplicarem as normas em empresas listadas em bolsa. Para empresas não listadas em bolsa, 98 países adotaram ou já assumiram o compromisso de aplicarem as IFRS. Já para as pequenas e médias firmas (PMEs), 73 países adotaram ou assumiram o compromisso de aplicarem as IFRS. “O Brasil se destaca pela forma em que se apropriou no processo de adoção das normas.”, ressaltou.
Outro assunto apresentado foi a missão do IASB perante a adoção das IFRS. A entidade buscou desenvolver um conjunto de normas de contabilidade de alta qualidade, para serem utilizadas globalmente e que sejam apresentadas de maneira transparente e comparáveis e assim, promover a aplicação consistente das IFRS. “Para que as normas sejam aplicadas de maneira consistente, a parceria do trabalho deve envolver desde o contador até a gestão interna e todos os graus de governança da empresa sendo importante que a responsabilidade do auditor é fundamental para que a adoção das IFRS seja feita corretamente.”, disse.
Para finalizar a palestra, Amaro Luiz Gomes apresentou os principais desafios e oportunidades do auditor independente, diante do processo de adoção das IFRS. Desafios: complexidade: organizações e negócios; normas baseadas em princípios (julgamento profissional); escrutínio público: responsabilidade por fraudes e concentração; atração e manutenção de talentos; educação e treinamento. Oportunidades: Foco na essência econômica; aprimorar informação multidisciplinar; maior conhecimento do negócio; cooperação com supervisores.
“Ressalto que o papel do auditor é fundamental no processo de adoção das IFRS.”, finalizou Amaro Luiz Gomes.
http://www.ibracon.com.br/noticias/destaque.asp?identificador=4155
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano