por FinancialWeb
12/01/2010
Ernst & Young traz dicas para evitar retrabalho, principalmente para aqueles que deixaram para o último minuto
O novo padrão de contabilidade, IFRS, entra em vigor já no balanço anual de 2010, cujo exercício foi iniciado em 1º de janeiro. A conversão das informações para os resultados trimestrais, embora não seja obrigatória neste ano, é essencial para evitar retrabalhos de última hora, segundo alerta a consultoria Ernst & Young.
“O processo de mudança para o sistema é sensível, pois embute a necessidade de comunicar-se adequadamente com analistas, acionistas e potenciais investidores, explicou o sócio-líder de mercado de IFRS, Paul Stcliffe. “É necessário pensar e elaborar estrategicamente a forma como comunicará os efeitos contábeis mais significativos para o público”, complementou.
Para simplificar essa transição, a empresa traz cinco dicas de implementação do IFRS:
1.Diagnóstico
A migração começa com a avaliação das mudanças necessárias pelo novo sistema e análise do impacto em cada área da empresa. O diagnóstico inclui também a comparação com o sistema contábil corrente para identificar as principais diferenças entre as duas normas.
2.Planejamento
Essa fase marca o inpicio operacional do processo de conversão ao IFRS. Nela são estabelecidos os aspectos estruturais do projeto e a linha de trabalho a ser seguida
3.Preparação
Na terceira etapa deve-se preparar a empresa para a implementação das novas normas. Isso significa treinar funcionários, implantar novos sistemas de informação e desenvolver ações que abrirão caminho para a conversão ao IFRS.
4.Implementação
Etapa mais longa e complexa do projeto, envolve diversas áreas da empresa, configurando-se um programa corporativo que pode ser conduzido simultaneamente em seis linhas de trabalho:
Demonstrações financeiras
Assuntos contábeis
Negócio
Elaboração de mudanças
Processos e sistemas de informação
Gerenciamento e monitoramento dos planos de ação
5.Revisão pós-implementação
http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64327
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano