Inteligência Comportamental na profissão contábil

Com o advento da lei n 11.638/2008 e 11.941/2009 e outras exigências posteriores, os profissionais da classe contábil têm suportado grandes pressões para acompanhar todas as mudanças quando buscam qualificação. Não foi diferente depois de anunciada a lei 12.249/2010 que trata do exame de suficiência para técnicos e bacharéis em contabilidade, sem a aprovação neste exame o profissional fica incompleto, pois não pode de maneira legal exercer a profissão.

Tudo isto tem causado grande stress para quem atua na área, parte desses profissionais buscam cursos de extensão para aprimorar seus conhecimentos. Realmente o estudo contínuo é de suma importância para qualquer profissão, só que muitos se esquecem de desenvolver uma habilidade que na faculdade não ensinam, a tão procurada “Inteligência Comportamental”, ou seja, a capacidade que o profissional possui em se relacionar no ambiente corporativo, muitas empresas consegue excelentes colaboradores na parte técnica, porém o mesmo profissional não consegue manter bom relacionamento com os colegas de trabalho, chefes e clientes, prejudicando a imagem do profissional ainda que ele seja o mais eficiente do departamento, podendo até ocasionar demissão.

O contabilista atual, além de conhecimento técnico necessita desenvolver a arte de se relacionar, sabemos que isso não é uma tarefa fácil e que o problema não se resolve instantaneamente por se tratar de relações humanas, onde cada um possui culturas, crenças e opiniões diferentes. Vale lembrar que força de vontade e disciplina já é ponto de partida para aqueles que não possuem habilidade e almejam ter bons relacionamentos corporativos. E o leitor? Em se tratando de inteligência comportamental, em que grau esta a sua capacidade em transformar conflitos em conquistas?

 

Eliane Oliveira  - Contabilista

Exibições: 327

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de Carlos Martins em 31 agosto 2011 às 8:44
Não podemos esquecer que somos humanos. Ficamos perdidos em meio de tantas técnicas, regras, leis, papeis, arquivos que acabamos esquecendo o lado mais básico de nosso ser. A sociedade atual contribui muito para nos tornarmos cada dia mais automatizados e frios. Cabe ao profissional equalizar o lado técnico e humano,e, como está dito acima isso não se ensina na faculdade. Tato e sensibilidade nos relacionamento interpessoais ...

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço