quarta-feira, 16 de setembro de 2009, 15h14
No momento em que mais um grupo de setores integra a lista dos que estão sujeitos à obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica, a IOB anuncia o lançamento de uma solução que auxilia no processo de validação das informações tributárias contidas no documento fiscal a geração do arquivo e antes do seu envio à Secretaria de Fazenda.
Resultado de um investimento de R$ 4 milhões, e de 18 meses de estudos, pesquisas e desenvolvimento, segundo a empresa, o IOB Primeo se baseia em um criterioso processo de análise dos documentos fiscais, que considera tanto os aspectos de lay-out ou formato quanto o conteúdo, antes da emissão definitiva, para fazer a validação da NF-e. Dessa forma, é possível gerenciar os riscos de exposição tributária.
De acordo com Cláudio Della Nina, diretor da IOB, com base nas operações da NF-e, a solução valida o preenchimento dos campos nos registros, afere as regras tributárias aplicações, bem como a formatação das bases de cálculo e tratamentos diferenciados. Assim, aponta inconsistências de conteúdo relacionadas aos aspectos fiscais do documento.
A facilidade de operação é apontada pelo executivo como um dos diferenciais da solução. As informações do faturamento são processadas para o sistema de gestão (ERP) das empresas, extraídas para a NF-e no formato .xml (exigido pelo Fisco) e o submetidas ao IOB Primeo, que avalia e aponta possíveis erros com as respectivas fundamentações legais e emite um relatório para certificar o diagnóstico.
A avaliação da NF-e é acompanhada por um relatório técnico da IOB, com assinatura digital, para garantir a qualidade das informações. Sempre que necessário, o cliente pode corrigir no seu ERP ou no software de geração da NF-e os erros apontados e, assim, gerar novamente o documento fiscal.
Della Nina explica que toda a legislação relacionada ao produto é mantida atualizada pela estrutura editorial e inteligência fiscal da IOB. Outra vantagem é que, como o IOB Primeo se baseia no conceito de arquitetura orientada a serviços (SOA), a implementação não requer grandes estruturas de TI. A solução pode ser hospedada no datacenter da IOB, de outros fornecedores de serviços de NF-e ou no próprio ambiente interno da empresa.
O portfólio de soluções da IOB inclui o IOB SPED Diagnóstico e Certificação, solução capaz de avaliar e propor recomendações quanto à qualificação da área usuária do SPED, exposição de risco, adequação de processos, aderência à legislação e aos indícios de erros.
http://www.tiinside.com.br/GestaoFiscal/News.aspx?ID=149318&C=
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano