Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
No ar desde março deste ano, o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) obteve a adesão de mais 21 municípios da região metropolitana de São Paulo e do Interior. Considerando o seis que participam desde o seu lançamento, a ferramenta pode ser utilizada por 27 cidades.
O SIL é gerenciado pelas secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e de Gestão Pública e sua implantação faz parte do Programa Estadual de Desburocratização (PED), cujo objetivo é facilitar a vida do empreendedor e reduzir o custo do serviço público para o cidadão.
Com a sua implantação, o licenciamento de empresas, considerado um dos grandes obstáculos no processo de legalização das atividades empresariais, pode ser feito inteiramente pela internet – no caso de empreendimentos de baixo riso –, através do Portal Poupatempo do Empreendedor.
Antes do SIL, a abertura de novas empresas demandava em média 120 dias para ser efetuada no Brasil, segundo o “Doing Business 2010”, estudo do Banco Mundial.
Para obter o licenciamento, o empresário precisava comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo: Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesp), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e prefeitura.
Com o Poupatempo do Empreendedor, os documentos e vistorias prévias são substituídos por declarações – firmadas pelo empreendedor ou seu contador – utilizando o certificado digital.
Para solicitar o licenciamento, o empreendedor deve acessar o site do Poupatempo do Empreendedor e fornecer o número do CNPJ, endereço e número de identificação do registro da empresa na Junta Comercial (Nire), entre outras informações que são solicitadas pelos órgãos envolvidos.
Fonte: TI Inside
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano