Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Mais de R$ 100 milhões de créditos tributários foram constituídos pelo Fisco do Mato Grosso no ano passado a partir do cruzamento eletrônico de dados entre a base informatizada da Secretaria de Fazenda e o Sistema de Controle Interestadual de Mercadorias em Trânsito (SCIMT).
Os créditos são referentes a ICMS e multas, gerados a partir de irregularidades praticadas por contribuintes durante o trânsito de mercadorias.
O cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) após o trânsito de mercadorias, descumprimento de obrigação acessória, clonagem de nota fiscal em análise de processo de Nota Fiscal Interestadual (NFI) e internalização em Mato Grosso de mercadorias destinadas a outros Estados são algumas das irregularidades identificadas no cruzamento eletrônico.
De acordo com a Secretaria de Fazenda, no ano passado, 55% do crédito tributário constituído pela Superintendência de Controle e Fiscalização de Trânsito (Sucit) foram resultado de cruzamentos de dados.
No ano anterior, quando os cruzamentos eletrônicos de dados levaram a Sucit a constituir R$ 8,6 milhões de crédito tributário por irregularidades na circulação de mercadorias, o índice foi de 6%.
O SCIMT é mantido no âmbito das unidades federadas. O cruzamento eletrônico de dados permite à Secretaria de Fazenda verificar a regularidade de operações de trânsito de mercadorias.
Por esse procedimento é possível identificar a necessidade de melhorias nos sistemas, constituir crédito tributário a partir das irregularidades detectadas e emitir intimações para correção de comportamentos irregulares.
O controle fiscal eletrônico possibilita, também, rapidez no acesso às informações e melhoria na qualidade da informação.
Fonte: TI Inside
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano