MT - SPED - A escrituração fiscal digital é questionada

Representantes da classe produtora reafirmaram o compromisso com a Assembleia Legislativa para acompanhar e sugerir melhorias nos projetos e ações voltadas ao setor produtivo. Com isso, a categoria quer impulsionar o Estado com a cobrança de medidas que melhorem as estradas e contribuam com a arrecadação, sem onerar a cadeia produtiva.

A primeira iniciativa deverá conter a emissão desenfreada de decretos feitos pela Secretaria Estadual de Fazenda. A segunda tornar obrigatória a aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Transportes e Habitação - Fethab à recuperação de estradas, finalidade ao qual o fundo foi criado. Mas, que tem sido usado para o pagamento de servidores públicos.

Os questionamentos foram feitos durante reunião nesta quarta-feira (15) na AL, com a presença de membros da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão - AMPA, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - Famato, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso - Aprosoja e Associação dos Criadores – Acrimat. O encontro deverá ser mensal com todos os representantes da cadeia produtiva de Mato Grosso.

Para a categoria, a aproximação junto ao Poder Legislativo vai facilitar o entendimento das ações aplicadas pelo Governo do Estado. Tanto que na última reunião com a equipe técnica do Governo, conforme o presidente da AL, deputado José Riva (PSD), houve um avanço considerável em relação à emissão de decretos e alguns deles serão revisados.

“Entendemos a necessidade de o Estado arrecadar mais. Mas, também entendemos a capacidade contributiva do cidadão. O Estado precisa discutir com a sociedade essas mudanças”, destacou o parlamentar, ao acrescentar que o governo até pode utilizar o fundo num determinado aperto. Mas, tem que retorná-lo à finalidade ao qual foi criado. Defendeu, ainda, a retomada dos Consórcios Intermunicipais para que as prefeituras voltem a ter autonomia e possam trabalhar na recuperação das estradas de acordo com as prioridades de cada cidade.

“Os desafios são grandes. As rodovias estão com problemas sérios e o Fethab precisa ser usado para a recuperação das MT´s”, disse o presidente da Famato, Rui Prado.

A instituição do SPED – Escrituração Fiscal Digital para os produtores também foi questionada pelo presidente da Acrimat, José João Bernardes. Explicou que o setor pecuário do Estado é formado por pequenos produtores, o que inviabiliza a aplicação desse sistema digital. “O SPED implica na contratação de profissionais. É um avanço incompatível, pois o pequeno produtor pode emitir a nota fiscal sem a exigência do SPED”.

O presidente da Aprosoja, Carlos Favaro também questionou a alta carga tributária e disse que o aumento de impostos deve ser temporário. “É incompatível em qualquer lugar do mundo o aumento da carga tributária. Queremos pagar impostos, mas se o governo tiver que aumentá-los para se ajustar e crescer futuramente, que seja por tempo determinado essa cobrança”, declarou, ao pedir a participação dos parlamentares na Frente Parlamentar da Agropecuária, que é presidida pelo deputado Zeca Viana.

Melhorias ao Instituto de Defesa Agropecuário - Indea; acompanhamento da aprovação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama e a aprovação do Código Florestal também foram colocados em pauta.

A reunião contou com as presenças dos deputados Sérgio Ricardo, Ademir Bruneto, Luizinho Magalhaes, Airton Português, Percival Muniz, Nininho, Dilmar Dal Bosco, Mauro Savi, J. Barreto, Ezequiel Fonseca, Carlos Avalone e o líder do Governo na AL, Romoaldo Junior.

 

http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=384945

Exibições: 193

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de jose pereira de souzaz em 16 fevereiro 2012 às 10:49

Parabens a este tipo de iniciativa. Nós contadores estamos saturados da ediçao de decretos diarios e burrocracia.
Aqui em MG por exemplo o açucar seria st e outubro, passou para novembro, que passou para dezembro, que passou para janeiro. Ai eu pergunto e o cadastro do produto como fica no ECF na venda????

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço