Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A mudança da data de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) do PIS/Confins beneficia as empresas, que terão mais tempo para organizar suas informações, melhorar seus processos internos e atender as exigências do Fisco.
A avaliação é de Rose Marie Paiva, consultora da Sispro, fornecedora de soluções destinadas à fiscal e contábil. “Com este adiamento, têm-se mais três meses para ajustar o processo de elaboração deste novo arquivo do SPED. O ritmo de implementação deste processo nas empresas não deve diminuir, uma vez que as dúvidas são inúmeras, as origens de informações são múltiplas e o Guia prático e o PVA serão disponibilizados somente em dezembro pela Receita Federal, conforme comentários dos integrantes do grupo piloto do SPED”, afirma.
No dia 22 de novembro, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 1.085, que transfere de janeiro para abril do próximo ano o início da transmissão dos arquivos da EFD do PIS/Cofins.
Dessa forma, a data-limite para a primeira entrega será no dia 7 de junho, quinto dia útil do segundo mês subseqüente ao período de escrituração – não mais o mês de março, como previsto anteriormente.
A obrigação deve ser cumprida por empresas tributadas com base no regime do Lucro Real e pelas que estão sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado.
Embora a mudança seja benéfica para as empresas e profissionais responsáveis pelas áreas fiscal e contábil, a recomendação é para que as empresas não deixem para tomar as medidas necessárias para atender a exigência na última hora. Do contrário, há o risco de penalidades. Em muitos casos, a organização das informações e adequação dos sistemas pode levar um tempo maior que o previsto.
Fonte: TI Inside
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano