Das cercas de 600 mil empresas que, a partir da próxima quarta-feira, 1º de dezembro, serão obrigadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica, 43%, na média, ainda não dispõem do certificado digital.
A estimativa é da Serasa Experian e toma como referência o cruzamento dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com informações de seu banco de dados sobre empresas e números de certificados digitais emitidos própria Serasa Experian, e ponderado de acordo com a sua participação no mercado de certificação digital.
A Serasa Experian fez um levantamento sobre a aquisição de certificados digitais pelos contribuintes incluído no último lote de adesão à NF-e.
No Sul, por exemplo, quase 93% das empresas já estão em conformidade com a exigência. Em contrapartida, o Norte é a região que apresenta o menor índice de aquisição de certificados digitais: 19% das empresas.
A adesão do grupo de dezembro eleva para 2.679 o número de CNAEs que ingressam no universo da NF-e este ano.
A certificação digital é uma exigência do Fisco. A Serasa Experian recomenda o Certificado NF-e, específico para essa finalidade “porque pode ser emitido para quem a empresa determinar como responsável pela emissão das notas, não necessitando ser o representante legal da empresa perante a Receita Federal”, esclarece Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.
Os contribuintes podem solicitar o seu certificado digital e agendar local e data para emissão pela internet (
www.certificadodigital.com.br) ou pelo telefone 0800 773 7728.
A Serasa Experian, que mantém postos de atendimento em todo o País, alerta as empresas para que solicitem o seu certificado o quanto antes, para terem maior conveniência de horários para emissão.
http://www.tiinside.com.br/25/11/2010/nem-todos-tem-certificado-dig...
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano