Paula Zaidan 18/01/2010


Institutos de pesquisa e o mercado de storage estão otimistas. A IDC acredita que 2010 será um bom ano para o setor. No Brasil, foram movimentados US$ 58 milhões no terceiro trimestre de 2009, uma queda de 3,8% em relação ao mesmo trimestre de 2008, apesar do volume ter saltado 61%, totalizando em torno de 8 petabytes.

Enquanto a EMC e a NetApp apostam muito na venda de software e serviço, a HP acredita que a comercialização de hardware puxará o mercado nacional em 2010. Carlos Toledo, diretor de vendas de Storage HP Brasil, diz que a digitalização dos documentos fiscais, em função da implementação da NF-e nas pequenas e médias empresas, aumentará a venda dos equipamentos. “Até hoje, essas empresas tinham um servidor. Algumas sequer faziam backup e quando perdem as informações adquirem soluções de storage porque passaram pela má experiência de ter os seus dados perdidos”, diz Toledo.

Por isso, diferente das grandes empresas – que hoje otimizam os recursos de seus equipamentos de storage em função da movimentação rumo à virtualização tanto de servidores quanto desktops – as PMEs investirão mais em armazenamento e backup.

Já o mercado Enterprise busca otimizar os recursos de seus equipamentos. Tanto é assim que a HP lançou em março, do ano passado, o EVA 6400 e o EVA 8400. Ambos possuem fácil gerenciamento e auxiliam na otimização da capacidade de armazenamento com menos investimento.

Outros setores como seguradoras, por conta do microsseguro e microcrédito; bancos, mídia e entretenimento serão grandes compradores de máquinas de storage em 2010. “A HP, por exemplo, tem lançado appliances com mais inteligência e capacidade de automatizar a capacidade de armazenamento de dados à medida que existe a necessidade de mais espaço sem que o usuário precise fazer um novo investimento”, explica.

Sem a dor da perda dos dados

Diante das novas regulamentações, como Sped, Nota Fiscal Eletrônica e outras regras que o governo tem colocado para as empresas com o objetivo de tornar as operações mais transparentes para o Fisco, a HP aposta fortemente em algumas tecnologias específicas para o SMB.

O HP StorageWorks RDX, por exemplo, é uma solução de backup de informações para pequenas e médias empresas. Entre os benefícios está o custo acessível, simplicidade de uso e facilidade de transporte. Baseado em disco removível, ele permite o backup das informações em tempo real, além de sincronização automática e contínua dos dados e não necessita de intervenção manual - dispensa o técnico até mesmo na hora da instalação. “Por essas facilidades, a indústria de entretenimento e mídia é beneficiada”, diz Toledo.

Outra vantagem para o SMB é a facilidade de uso do RDX. Para instalar é necessário conectá-lo na porta USB de um servidor ou workstation, garantindo máxima segurança das informações e reconstrução automática do ambiente em uma eventual falha. A tecnologia conta também com a duplicação e o disaster recovery. O primeiro faz com que a solução não salve arquivos duplicados, otimizando o espaço no disco e melhorando o uso dos recursos. Já o segundo funciona como uma proteção em caso de desastres.

“Acredito que o SMB aposte, ainda, no cloud desktop. Em um primeiro momento, essas empresas compraram servidores e, em seguida, perderam os dados e sentiram a dor de ficar sem as informações. Por isso, a virtualização de desktops cresça muito mais do que a de servidores, principalmente nesse segmento”, reflete Toledo.

Storage Virtual

Em junho do ano passado, a HP lançou a linha HP LeftHand, sistema de armazenamento de dados modular e escalável em capacidade e performance. A solução é voltada para empresas de médio porte, escritórios remotos e departamentos com até 50 servidores. É ideal também para negócios com projetos de virtualização de servidores que demandam compartilhamento de dados e ambientes com aplicações Microsoft (Exchange, SQL e SharePoint).

“As empresas precisam de soluções de armazenamento ágeis e integradas para utilizar todo o potencial de ambientes virtualizados e as soluções da HP estão preparadas para este novo cenário”, observa Toledo.

O mercado de redes de armazenamento de dados - ou ambientes SAN (Storage Area Network) - deve aumentar a uma taxa anual 25% até 2013, segundo a IDC e a virtualização de servidores é o principal ingrediente para esse crescimento. “A solução HP LeftHand garante que os dados críticos para os negócios estejam sempre disponíveis, enquanto reduz custos de gerenciamento”, explica Carlos Toledo, diretor de Vendas SWD da HP Brasil.

A solução conta com gerenciamento centralizado e simplificado, armazenamento em cluster, o que garante alta disponibilidade, e replicação remota síncrona e assíncrona para backup e recuperação de desastres.

http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start....

Exibições: 103

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço