Acompanhando o Portal Nacional da NF-e, podemos perceber que a média de autorizações de documentos fiscais já apresenta um aumento.
“Um levantamento da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian estima que 85% das 240 mil empresas que terão de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) a partir de 1º de abril ainda não estão prontas. São empresas de todo o segmento industrial, o comércio atacadista, as operações com o governo e as operações interestaduais, conforme o determinado pelo ProtocoloICMS 42.
‘Há menos de 10 dias para o cumprimento do Protocolo ICMS 42, temos um universo estimado de mais de 200 mil empresas – das 240 mil estimadas para esta primeira leva de empresas em 2010 – que ainda não solicitaram o Certificado Digital para NF-e, e ele é apenas um componente do processo’, surpreende-se o presidente da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha”.
Leia a íntegra em: http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/85-das-empresas-nao-estao
Entretanto, há outras estimativas realizadas por empresas fornecedoras de software. Segundo estes dados, mais conservadores, a quantidade de contribuintes obrigados à emissão de NF-eem abril de 2010 seria 120 mil – metade da estimativa da Serasa.
Em outubro/2009 havia 100 mil empresas emitindo NF-e, e 175mil em meados de abril de 2010, conforme dados oficiais.
Considerando os números da Serasa, apenas 31% dos contribuintes estariam na legalidade. Já pela análise dos números mais conservadores, teríamos 62% emitindo o documento fiscal eletrônico.
Seja qual for o número, a ilegalidade das empresas ainda é assustadora.
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano