Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
No primeiro semestre de 2011, começou a vigorar no município de Cotia a Lei 122/2010, que consiste na obrigatoriedade das empresas municipais que obtiveram em seus exercícios a receita bruta superior a 240 mil reais no ano a emitirem a Nota Fiscal Eletrônica através do portal gissonline.com.br
De acordo com Calil Aiub Calixto, do Departamento de Tributação e Fiscalização, o sistema facilita o serviço do contador. “Com esse novo sistema, o contador não precisará fazer a escrituração fiscal manual, pois ela será automática. Os profissionais ganharão agilidade e espaço com um arquivo eletrônico de talões e notas”, disse.
Para a Prefeitura de Cotia, o sistema possibilita maior controle sobre a arrecadação, além da integração com o Sped Fiscal. Dessa forma, pode fazer o cruzamento das informações com a Receita Federal.
Nesta terça-feira (12/7), será realizado um evento focado no sistema Ginfes - Sistema Emissor de Notas Eletrônica, para divulgar e sanar as dúvidas dos contribuintes. Atualmente, os contribuintes ainda podem emitir notas por blocos impressos, mas a partir do mês de agosto todos deverão emitir somente notas eletrônicas.
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, contratou dois produtos da Eicon, a GissOnline, ferramenta para escrituração das notas, geração das guias de ISSQN- Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, entre outros e o Ginfes.
Os contadores serão beneficiados com a utilização da nota eletrônica, pois além dela ser mais simples, vai automaticamente para o livro fiscal do contribuinte (GissOnline), ou seja, o que antes era necessário ser feito manualmente (emissão da nota fiscal no bloco e escrituração fiscal) será agora automático.
Para o contribuinte, a nota eletrônica também poderá ser enviada para o e-mail de seus clientes, agilizando assim o recebimento da nota.
São diversas melhorias com o sistema eletrônico, como agilidade, transparência, facilidade e ecônomia uma vez que o sistema é disponibilizado pela prefeitura os contribuintes não terão mais gastos com impressão de notas fiscais. Cotia se equipara a outros grandes municípios da região que já adotaram a Nota Fiscal Eletrônica
As empresas que, precisarem de Rps- Recibo Provisório, deverão solicitar via processo no Centro Bancário.
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano