por Celso Ming | ESTADO DE SÃO PAULO

Nesta segunda-feira a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou relatório no qual demonstra que, na América Latina, apenas a Argentina tem  maior do que o  (veja o gráfico). O brasileiro trabalha 4 meses e 10 dias por ano só para sustentar seu. A OCDE confirma o que já se conhecia por aqui.

Outros indicadores também mostram o avanço da Receita sobre o bolso do . Um cálculo do, em 2002, concluiu que o contribuinte brasileiro entrega um carro a cada cinco anos para o governo (dependendo do tipo de carro) em  que incidem sobre a compra e a manutenção. Nessa conta não entram as multas, transformadas em outra enorme fonte de  para os governos. Apenas em  sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de 4% do valor do veículo, o proprietário dá um carro ao governador equivalente ao seu a cada 25 anos.

carga tributaria O naco do Leão | Big Brother Fiscal

Tudo o que se refere à carga tributária é questão politicamente relevante. Desde os tempos de Troia, guerras e revoltas têm, frequentemente, duas causas principais: mulher (veja o Confira) e imposto. No Brasil, a Inconfidência Mineira, o embrião da Independência, aconteceu pelos impostos excessivos em ouro (derrama) cobrados pela Coroa de Portugal.

No Brasil, a carga tributária não é apenas excessiva pelo volume da abocanhada, mas sobretudo por duas outras razões: baixo retorno e má qualidade do .

Há uma antiga e nunca encerrada discussão sobre o tamanho ideal do Estado. Mentalidades de orientação social-democrata querem um Estado com grande capacidade de intervenção e, especialmente, para dar cobertura a vastas instituições de seguro social. Por isso, precisam também de receitas correspondentes. E há as sociedades mais liberais que preferem menos intervenção estatal e que deixam para as famílias diversas despesas, como educação, saúde e reservas para os tempos de baixo emprego. Não dá para dizer que um sistema seja melhor do que o outro. É questão de escolha democrática.

Também não dá para justificar a carga tributária elevada no Brasil com o argumento de que a opção democrática foi por um Estado propulsionador do bem-estar social, porque não conta com a contrapartida de qualidade de . É o que tanto se repete: o Brasil tem carga tributária de país europeu e qualidade de serviços de país africano.

Outra questão é a  e irracionalidade do sistema tributário. O caos em que estão as leis e regulamentações torna caro e infernal o pagamento de impostos no Brasil. Há mais de 30 anos se multiplicam propostas de  que não avançam porque ninguém quer arcar com os custos da adoção de um sistema mais . Além disso, a coisa não anda porque essa simplificação tiraria poder dos arrecadadores que, na confusão, conseguem impor seus critérios, em geral, arbitrários.

CONFIRA:

carga tributaria O naco do Leão | Big Brother Fiscal

No gráfico, você tem a evolução da carga tributária média na América Latina comparada com a do Brasil.

Tem mulher no meio. A afirmação feita no texto acima de que as principais causas das guerras e das revoltas são mulheres e impostos poderá suscitar protestos. Mas esse conceito é antigo. O pai dos historiadores, Heródoto de Halicarnasso, abre sua História com a afirmação de que as guerras persas tiveram como precedente o rapto de Europa por Zeus e o rapto de Helena por Alexandre Paris. E há o antigo ditado francês “Cherchez la femme”.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br

http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/o-naco-do-leao/

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço