Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Conhece aquele ditado que diz ‘Enquanto você compra o milho, eu já estou com a pipoca’? Pois é o que o Sped está fazendo. Mal os empresários se prepararam para a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital e a Receita já está com novidades para atualizar o sistema.
Desde 2006, o Sped tem aos poucos ganhado seu espaço. Na metade daquele ano, pela primeira vez foi utilizado um programa-piloto para tornar eletrônica toda escrituração contábil e fiscal e a nota fiscal. Em 2008, mais empresas participaram do teste e, no início de 2009, a escrituração contábil passou a ser obrigatória para mais de 10 mil empresas.
Nota-se que já foram mais de 3 anos tratando do assunto e, ainda assim, mais de 80% das empresas ainda não estão prontas para recebê-lo.
Com as atualizações do sistema, então, o número de despreparadas aumenta ainda mais. Uma reportagem do
Financial Web aponta que apenas 17% das companhias estão aptas para a implantação da próxima fase, que contemplará a segunda geração da Nota Fiscal Eletrônica e o envio de informações de folha de pagamento, financeiras e solicitadas por agências reguladoras.
A pesquisa constatou que o maior problema que os empresários encontram para justificar sua insegurança quanto à chegada da segunda fase reside na gestão de riscos e na incompreensão e conversão de aspectos contábeis e tributários. Em outras palavras, muitos não entendem completamente do assunto e, com o Sped, isso não é possível: é necessário ser grande conhecedor da contabilidade e de seus impactos, tanto para o planejamento financeiro/tributário da empresa quanto em relação à fiscalização.
Nessa segunda fase, que está prevista para começar em 2011, a Receita vai:
A Receita afirma que o tempo que ela gasta auditando uma empresa reduzirá de um ano e meio para quatro
meses. Dados do Banco Mundial apontam que o Brasil é o país campeão em tempo gasto para cumprimento de obrigações fiscais, com 2.600 horas reservadas para a atividade por ano nas empresas. Quer ajuda?
Fonte: Informe Skill Ano XXXL no. 046 de 16/03/2010 (www.gruposkill.com.br)
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano