Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
“O objetivo da obra é levar ao leitor uma visão geral numa linguagem simples e acessível. Ela possui 19 artigos que abordam aspectos conceituais do projeto, os cuidados que empregadores precisam ter na implantação do sistema nas empresas e as portarias que regulamentam o funcionamento”, destacou o auditor-fiscal da Receita Federal, Luiz Antônio Medeiros de Araújo.
Ele é o coordenador do livro eSocial: Origem e Conceitos - A visão de seus Construtores, que foi lançado na noite dessa terça-feira (12), no Plenário 1 do edifício-sede, em BH, na primeira edição do ano do projeto Leis & Letras do TRT-MG.
Medeiros espera que o livro contribua para que todos tenham efetiva compreensão sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e os temas que permeiam o sistema, como saúde e segurança do trabalho.
A abertura do evento foi feita pelo vice-corregedor do TRT-MG, desembargador Fernando Rios Neto. Ele deu as boas-vindas aos presentes e fez uma breve explanação sobre a utilidade do sistema para os empregados domésticos e, posteriormente, para os entes públicos.
Já o coordenador acadêmico da Escola Judicial do Tribunal, juiz Rodrigo Cândido Rodrigues, acredita que o eSocial vai trazer muitos avanços para o Brasil, porque visa combater o excesso de burocracia, já que agrega várias informações em um único sistema.
Em seguida, um dos palestrantes do evento, o auditor-fiscal do Trabalho José Alberto Maia, lembrou que Minas Gerais é o “ventre” do eSocial, porque o sistema está sendo desenvolvido no estado. “Essa obra superou minhas expectativas. O projeto do sistema é muito importante para o país, não só para a melhoria dos ambientes de trabalho, mas para a saúde e segurança dos trabalhadores. E a Justiça do Trabalho é nossa parceira primordial”, frisou.
O último palestrante foi o auditor-fiscal da Receita Federal Samuel Kruger, que falou sobre a simplificação do eSocial e a integração com os servidores governamentais. Segundo Kruger, a ideia dessa simplificação talvez não esteja tão clara para o usuário final ainda, mas será determinante para a qualidade final do sistema.
Fonte: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/notic...
Compre o livro em http://loja.legistrab.com.br/pd-631cee-livro-esocial-origens-e-conc...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano