Operação contra sonegação fiscal prende oito pessoas em MG e SP

Trabalhos foram feitos para combater irregularidade no setor açucareiro.
Receita Estadual, MP e polícias Civil e Militar participaram da ação.

Oito pessoas foram presas - quatro em Minas Gerais e quatro em São Paulo - em uma operação feita pela Receita Estadual, Ministério Público (MP) e polícias Militar e Civil na manhã desta terça-feira (9). A ação teve como objetivo combater a sonegação fiscal no setor açucareiro. Com os suspeitos foram apreendidos computadores, agendadas, pen drives e documentos que podem comprovar suspeita de fraude.
As equipes se dividiram para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 14 ordens de prisão. Uma das primeiras paradas foi em uma casa no bairro São Bento, Região Centro-Sul da capital mineira. O dono, que seria um dos principais envolvidos no esquema de fraude fiscal, não foi encontrado.
De acordo com o MP, o empresário teria lojas na Ceasa em nome de terceiros. Só em Contagem, na Grande BH, cinco empresas seriam usadas no esquema de sonegação. Elas receberiam açúcar com a nota de venda adulterada.
A promotoria informou também que o golpe foi elaborado por outro empresário, que esteve preso há um ano acusado por estelionato e sonegação de impostos.
A reportagem tentou falar com as empresas supostamente envolvidas no esquema, mas as ligações não foram atendidas.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/08/operacao-contra-so...

Exibições: 201

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de José Adriano em 18 agosto 2011 às 17:01

OPERAÇÃO ALQUIMIA – Receita Federal e Polícia Federal investigam fraude milionária contra o Fisco

 

A Receita Federal (RFB),a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (17) a Operação Alquimia, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar o Fisco.

Com a Operação Alquimia os órgãos envolvidos apuram os indícios encontrados durante as investigações de prática de diversos crimes, tais como: sonegação fiscal, fraude à execução fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

São cumpridos 31 mandados de prisão, 63 conduções coercitivas e 129 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. A Justiça Federal também decretou o sequestro de bens, incluindo veículos, embarcações, aeronaves e equipamentos industriais e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos.

Participam da operação cerca de 90 auditores fiscais da Receita Federal e cerca de 500 policiais federais.

As ações ocorrem simultaneamente em 12 estados: MINAS GERAIS, BAHIA, ALAGOAS, CEARÁ, ESPÍRITO SANTO, PARANÁ, PERNAMBUCO, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, SANTA CATARINA e SERGIPE.

O prejuízo aos cofres públicos, pelo não recolhimento dos tributos devidos, pode chegar a R$ 1 bilhão. A Receita Federal já fiscalizou 11 empresas do grupo investigado, com um total de R$ 110 milhões em créditos tributários constituídos. Um dos resultados esperados com a operação é a satisfação desta dívida junto ao Fisco.

As investigações tiveram início quando a Receita Federal detectou indícios de crimes contra a ordem tributária em uma das empresas do grupo. Havia também a suspeita de existência de fraudes na constituição de empresas utilizadas como “laranjas”. O esquema seria utilizado para dissimular operações comerciais e financeiras com intuito de não recolher os tributos devidos ao Fisco. Para tanto investiga-se a utilização de empresas interpostas (laranjas), empresas sediadas em paraísos fiscais, factorings e até fundos de investimento utilizados na suposta fraude.

O Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais participará de entrevista coletiva às 10:30h no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte, onde serão repassadas outras informações relativas à Operação Alquimia

Fonte: Receita Federal em http://www.receita.fazenda.gov.br/AutomaticoSRFSinot/2011/08/17/201...

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço