Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A informação de que os municípios devem fazer as folhas de pagamento de seus servidores pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, foi recebida com preocupação pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).
De acordo com a Receita Federal do Brasil, a partir de janeiro de 2018, empresas com faturamento superior a R$ 78 mil/ano devem utilizar o mecanismo.
Para as demais empresas e para os entes públicos, inclusive as prefeituras, o prazo para implantar o sistema termina em junho do ano que vem.
O eSocial foi instituído pelo decreto 8.373/2014 para padronizar a transmissão, a validação, o armazenamento e a distribuição de dados.
A ferramenta deve unificar a transmissão eletrônica de 15 obrigações acessórias existentes. Assim, as pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem utilizá-la para entrega de informações, formulários e declarações referentes às informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
A obrigatoriedade e o prazo foram mencionados durante reunião do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) na quinta-feira (31 de agosto). Na ocasião, o consultor Sérgio Aureliano, alertou para as deficiências da medida, principalmente para os municípios interioranos.
“Para o município grande é fácil atender essa demanda”, disse o representante da Confederação durante a reunião.
Situação
“Tem prefeituras que não possuem sistema, e as folhas de pagamentos são feitas em planilhas de Excel. Como exigir que eles tenham internet e servidor capacitado para atender a determinação dentro desse pequeno prazo”, destacou Aureliano.
Para ele, a imposição fere gravemente o pacto federativo, uma vez que a lei federal impõe a utilização de um sistema de gestão, interferindo na administração do município.
A preocupação da CNM com a informação da Receita foi mencionada durante a reunião, uma vez que faltam nove meses para que todos estejam cumprindo as exigências e a realidade dos municípios em território nacional serem tão distinta.
http://www.assomasul.org.br/poss%C3%ADvel-uso-do-e-social-pelos-mun...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano